Inovação, sustentabilidade e tecnologia são pilares estratégicos para a indústria que busca soluções mais eficientes e responsáveis.

Na Fispal Tecnologia 2025, os profissionais da indústria de alimentos e bebidas podem conferir as últimas novidades do setor ao explorar os corredores do São Paulo Expo, onde mais de 400 empresas apresentam os avanços que aliam desempenho, redução do impacto ambiental e viabilidade para negócios de todos os portes.

Entre as marcas expositoras, a Miaki Revestimentos apresenta ao público um conjunto de soluções inovadoras, com foco em sustentabilidade e alta performance. De acordo com Ruan Gonçalves, gerente de Marketing da Miaki, atualmente a empresa oferece um dos portfólios mais completos do Brasil quando se trata de membranas para cobertura. Entre os destaques estão as membranas acrílicas e a nova membrana de silicone e a versão híbrida, que combina os dois materiais.

Com o foco em atender empresas do setor corporativo, o trabalho da Miaki vai além da simples aplicação de produto: realiza-se um tratamento completo na cobertura do cliente. O produto é aplicado em camadas que atuam diretamente nas principais necessidades de um telhado. Não se trata apenas de uma tinta.

O sistema conta com acabamento anticorrosivo, tratamento específico para parafusos e impermeabilização — já incorporada no produto, seja na versão acrílica, de silicone ou com poliuretano. É aplicada uma camada de proteção térmica, dessa forma, a empresa garante não apenas a redução de 12 graus na temperatura interna do ambiente, mas também a prevenção contra infiltrações e goteiras, contribuindo significativamente para o conforto e a eficiência operacional das empresas atendidas.

“A Fispal tem sido um excelente espaço de networking para nós. É sempre muito positivo participar, pois recebemos um público altamente alinhado com o nosso segmento. Temos a oportunidade de apresentar nossas soluções e, ao mesmo tempo, entender e resolver as dores dos nossos clientes.

Esse evento é um ponto de encontro tanto com os clientes que já atendemos quanto com novas conexões. Prova disso são as 15 edições consecutivas em que participamos da Fispal, e cada uma tem sido uma experiência recompensadora”, afirma Ruan.

Outra empresa que traz soluções sustentáveis é a Empilha, uma startup paranaense que se destaca por sua abordagem inovadora na gestão de pallets usados, transformando esse processo em uma operação inteligente, sustentável e economicamente vantajosa. A empresa foca na economia circular dos pallets, um ativo de giro crucial na cadeia logística e no transporte de mercadorias.

Por meio de sua plataforma de gestão inteligente, a Empilha realiza inventários em tempo real, monitorando a localização dos pallets e otimizando seu agendamento para maior eficiência. Com esse sistema, é possível reduzir os custos e aumentar a vida útil dos pallets, promovendo seu reaproveitamento na cadeia. A empresa consegue ampliar o ciclo de vida dos pallets de cinco a oito vezes, reduzindo em até 70% os custos com a compra de pallets novos.

Além dos benefícios econômicos, a iniciativa também gera impacto ambiental positivo. A reutilização de pallets contribui para a redução do desmatamento, já que, mesmo sendo fabricados a partir de madeira de reflorestamento, sua reutilização evita a necessidade de extração de novas árvores. Para cada 50 pallets reaproveitados, a Empilha contribui para a mitigação de uma tonelada de carbono na atmosfera.

“Este é o terceiro ano participando da Fispal e tem sido um divisor de águas para nós, tanto no cenário nacional quanto na América Latina. A feira proporciona uma visibilidade muito grande. Trata-se de um público qualificado, com profissionais de nível gerencial e coordenadores. Percebemos que quem frequenta a Fispal está em busca de soluções para suas empresas.

A Empilha nasceu praticamente dentro da Fispal e, hoje, vemos o evento como a principal vitrine de soluções que oferecemos. Nosso foco está 100% na indústria de alimentos e bebidas, um setor no qual conseguimos gerar uma performance significativa”, afirma Tiago Chiaratti, CEO da Empilha.

Leia mais sobre Fispal Tecnologia