Em um cenário global onde a segurança alimentar se torna cada vez mais crucial, o Brasil reafirma sua posição estratégica como maior exportador de alimentos industrializados do mundo. É neste contexto que Congresso Fispal Tec, principal atração da Fispal Tecnologia, se prepara para reunir os principais líderes e especialistas do setor, proporcionando um palco de debates e soluções para os desafios contemporâneos da indústria alimentícia. O encontro acontece de 24 a 26 de junho, no São Paulo Expo.
Com o macrotema “O Novo DNA da Indústria Alimentar”, o evento focará na convergência transformadora entre tecnologias revolucionárias, eficiência industrial, impacto positivo e sustentabilidade. Esta abordagem integrada reflete a necessidade urgente de adaptação do setor frente às rápidas mudanças globais e à crescente demanda por transparência e inovação sustentável.

Inspirada pela aliança global contra a fome e a pobreza lançada pelo G20 em 2024, a Fispal Tecnologia se posiciona como catalisadora de iniciativas que podem contribuir decisivamente para a segurança alimentar mundial. O congresso promete explorar como a indústria brasileira pode ampliar seu papel no combate à fome global, oferecendo produtos que combinam segurança, qualidade e maior durabilidade.
“É um espaço onde os decisores da indústria de alimentos e bebidas buscam ideias inovadoras para transformar seus processos de produção e distribuição e inspirar novos comportamentos”, afirma Marina Cappi, gerente da Fispal.
Temas de destaque
A indústria alimentícia está em um momento decisivo de transformação. A programação traz a tecnologia e a sustentabilidade necessárias para enfrentar os desafios globais de alimentação. Entre os palestrantes estão representantes de gigantes do setor como Nestlé, Coca-Cola, Ambev, Minerva Foods e M. Dias Branco.
Em sintonia com o tema central, o Congresso Fispal Tec 2025 traz como keynote speaker Dado Schneider, uma das maiores autoridades em comportamento geracional do país. Com uma trajetória que une experiência acadêmica e de mercado, é reconhecido por sua capacidade de decifrar as transformações nas relações de trabalho e consumo impulsionadas pelas novas gerações.
Doutor em Comunicação Humana com mais de 40 anos de experiência, Schneider abordará um dos maiores desafios atuais do setor: “Como liderar, motivar e reter as novas gerações“. A palestra promete trazer luz a crescente dificuldade das indústrias em atrair e manter talentos, especialmente da geração Z, impactando diretamente a produtividade e a cultura organizacional.
A escassez de mão de obra, problema crescente no setor industrial, também será tema do painel IA e Automação: caminhos inovadores para enfrentar a escassez de mão de obra. Liliana Pedrosa P. Carrhá, Gerente de Hiperautomação e Inovação Aberta da M. Dias Branco, compartilhará estratégias para suprir a falta de trabalhadores em atividades repetitivas e com alto turnover através de tecnologias avançadas.
O congresso também apresentará cases de sucesso, como a impressionante integração de 16 novas plantas da Minerva Foods simultaneamente em apenas sete dias, realizada com qualidade e eficiência sem precedentes. Silvio Irizawa, Diretor de Eficiência Operacional & Engenharia da empresa, compartilhará como este processo foi conduzido internamente, sem necessidade de contratação de consultorias externas.
A transformação digital e a inteligência artificial ganham destaque especial com o case da Nestlé, apresentado por De Hong Jung, Manufacturing Data Engineering Manager, na palestra O caminho para a indústria 4.0: dados, ia e agentes inteligentes redefinindo a produção. A empresa, que possui no Brasil algumas das plantas industriais mais avançadas e tecnológicas do mundo, mostrará como está implementando tecnologias 4.0, gerando dados confiáveis para tomada de decisões e aplicando IA em seus processos produtivos.
Um dos painéis mais aguardados abordará o tema Dados que transformam: do insight à ação para máxima rentabilidade, com a participação de André Ulbrich, Industrial Management & Technology Director da Ambev, e Thaiane Silva, Head of Data, AI & Digitalization da Whirlpool. Eles discutirão como transformar o imenso volume de dados coletados pelas indústrias em decisões estratégicas que maximizem a rentabilidade.
O evento também abordará temas fundamentais como gestão e eficiência energética, inovação em embalagens na era da circularidade, e estratégias logísticas para maximizar resultados. A Coca-Cola trará sua experiência na evolução da cultura de segurança como alicerce para uma cadeia produtiva mais tecnológica e humana, apresentada por Shaiane Lovison, Safety Culture Transformation Director para a América Latina.
Uma novidade para a edição de 2025 será a inclusão de almoços de networking para congressistas e palestrantes, criando um ambiente propício para o estabelecimento de conexões profissionais e troca de experiências entre os participantes.
Confira aqui a programação completa do Congresso Fispal Tec 2025, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho, e promete três dias intensos de conhecimento, com palestras, painéis e cases de sucesso distribuídos ao longo das tardes.
O congresso faz parte da Fispal Tecnologia, principal encontro da indústria alimentícia na América do Sul, que traz as últimas tendências e novidades de tecnologias para a indústria A&B. Realizada pela Informa Markets, a feira vai acontecer de 24 a 27 de junho de 2025, no São Paulo Expo, na capital paulista.
Para este ano, são esperados mais de 42 mil visitantes, 400 expositores nacionais e internacionais e 130 horas de conteúdo. Os ingressos já podem ser adquiridos e os visitantes têm as opções de visitar a Feira, que terá mais de 47 mil m² de exposição, ou ainda escolher o pacote mais completo, que além do acesso também permite participar do Congresso Fispal Tec.
Tags