A Fispal Tecnologia 2025 reforça protagonismo na agenda ESG com o programa Better Stands, iniciativa global da Informa Markets que busca alcançar o desperdício zero de estandes até 2030. Entre os destaques desta edição, os estandes Tedesco e Somengil foram reconhecidos com o selo Ouro, que evidencia o alto nível de comprometimento com práticas sustentáveis e o uso de estruturas totalmente reutilizáveis.
Em 2024, 91% dos estandes já seguiam os critérios do programa — e, neste ano, o número saltou para 98%. A maior feira de tecnologia para o setor de alimentos e bebidas da América do Sul se consolida como catalisadora de boas práticas, promovendo não apenas inovação e negócios, mas também uma mudança de cultura no ambiente de eventos.
O avanço do Better Stands reflete um setor mais atento ao impacto de suas decisões em toda a jornada, inclusive nos espaços temporários onde se criam conexões estratégicas e se projetam tendências para o futuro da indústria alimentícia.
Tedesco aposta na longevidade e modularidade do estande

A sustentabilidade é um pilar que permeia todas as áreas da empresa, inclusive nos bastidores da operação, segundo Alex Apolinário, supervisor de vendas da Tedesco.
“A Tedesco é bastante forte nesse processo de sustentabilidade. Internamente, já temos várias iniciativas de autossustentação. No ano passado, fomos reconhecidos pela primeira vez e, este ano, procuramos evoluir ainda mais. Quando desenvolvemos o o espaço, a primeira coisa que pensamos: o estande precisa ser autossustentável”, afirma.
A estrutura utilizada pela empresa foi projetada para ser transportada e reutilizada em outras duas feiras após a Fispal Tecnologia. Todo o material de proteção e embalagem foi cuidadosamente reaproveitado. “Até as caixas das partes menores foram guardadas. Nada vai ficar para trás — tudo volta com a gente para a Tedesco”, completa Apolinário.
A principal evolução da estrutura de 2024 para 2025 está na substituição de componentes menos duráveis por materiais mais resistentes. “A única mudança foi na parte traseira e na casinha de apoio. Antes, era de madeira e deu problema após muito uso. Agora, usamos painéis de câmara fria, que são mais duráveis. A única parte que se desgasta é o tapete, mas, como no ano passado, ele será reaproveitado e transformado em carpete automotivo”, explica.

Parceira da Fispal Tecnologia há anos, a empresa se surpreendeu com a feira este ano. “Tínhamos uma expectativa boa e a feira superou. Até o último dia, que costuma ser mais fraco, foi movimentado. Estamos cansados de tanto trabalhar. Agora é hora de transformar os contatos em novos pedidos e, claro, nos prepararmos para estar presentes novamente no ano que vem”, conclui o supervisor.
Somengil integra sustentabilidade à essência dos produtos

Já a Somengil, que também recebeu o selo ouro, integrou a sustentabilidade de forma estratégica à sua presença na Fispal Tecnologia.
“O estande vem complementar o que todos os nossos equipamentos já fazem”, afirma William Kelson, diretor comercial da Somengil. No estande, estavam expostos equipamentos como a Multiwasher — com reaproveitamento de água no ciclo de lavagem —, os fornos da Ramalhos — que consomem até 50% menos energia —, e o ultracongelador da IRINOX — que utiliza gás refrigerante R290, um dos mais ecológicos do mercado.

Kelson destaca que os mesmos princípios dos produtos foram aplicados à concepção do espaço. “Evitar materiais descartáveis foi prioridade. Substituímos itens como lonas por componentes reutilizáveis.
Diferente de anos anteriores, em que tudo era desmontado e descartado, agora conseguimos guardar e reaproveitar — parte deste estande será usada em outra feira no próximo mês, e parte já veio de um evento em maio”, explica. “Não é apenas estética, éreal. Foi feito para durar e seguir promovendo sustentabilidade”, pontua.
Do ponto de vista estratégico, a presença da Somengil na Fispal também se mostrou positiva. “Foram quatro dias intensos e muito movimentados. Conseguimos alcançar um perfil de cliente que não frequenta outras feiras e que foge do nosso nicho tradicional. São mercados complementares, que ampliam nossa atuação em diferentes regiões do Brasil”, avalia o diretor.
Leia mais sobre Fispal Tecnologia
Eficiência energética é tendência na Fispal Tecnologia 2025
Soluções sustentáveis para a indústria de embalagens e logística
Tecnologia revoluciona frigoríficos com detecção de contaminantes
IA no combate à escassez de mão de obra
O paradoxo da Geração Z: alta performance em tempos de incerteza
Empatia, colaboração e inovação femininas impulsionam negócios
Fispal aposta em soluções acessíveis para pequenos negócios
Indústria do futuro ganha espaço com automação e inovação na Fispal Tecnologia
Automação baseada em PC está moldando o futuro da indústria
Lideranças femininas transformam a indústria de alimentos