Uma das atrações da Fispal Sorvetes, aberta nesta terça-feira (27), é a Arena Gelado Experience, um local de aprendizado que integra a programação dos quatro dias de evento. Com curadoria da Duas Rodas, o espaço oferecerá 11 aulas e palestras. As atividades ocorrem diariamente a partir das 14h e abordam temas como gelatos, picolés, açaí, sorvetes proteicos e produtos voltados para o público pet. Confira a programação completa no site do evento.
No primeiro dia, Raquel Logato, gerente sênior de sucesso do cliente da Mintel, abordou as tendências do mercado de sorvetes no Brasil em pesquisa inédita feita em janeiro deste ano.
Dentre as tendências apresentadas por ela, destaque para a preferência dos brasileiros pelo creme de açaí como sobremesa congelada (45%), seguido por sobremesas de sabor chocolate (43%) e com sabor de frutas (42%).
“O consumidor é eclético, ele está aberto a provar, experimentar. O brasileiro não tem medo de descobrir se o novo é bom. Isso abre um cenário para que as empresas inovem e ousem na fabricação e criação de sorvetes, uma vez que o brasileiro terá interesse em, ao menos, degustar”, ressalta Logato.
“Quando falamos em tendências, podemos dividir em duas vertentes: a da indulgência e a do bem-estar. Na indulgência, destacam-se sorvetes, açaís e outros gelados comestíveis que incorporam ingredientes marcantes — sejam inclusões maiores, como pedaços de frutas ou chocolates, ou ingredientes inusitados, que despertam curiosidade no consumidor. Já na linha do bem-estar, cresce a presença de produtos com apelo saudável, como os que utilizam whey protein. Esse tipo de inovação tem ganhado cada vez mais espaço no mercado”, completa Marco Henriques, gerente de Marketing da Duas Rodas.
Plant-based e vegano
Os sorvetes plant-based e veganos têm crescido na preferência das mulheres entre 25 e 34 anos. Cerca de 10% afirmaram que consomem produtos deste gênero. Entre os homens da mesma faixa etária, o número é só de 6%.
No entanto, independente do gênero do alimento, o que realmente faz com que o brasileiro compre um sorvete é o sabor. Ao todo, 71% dos entrevistados afirmaram que o principal aspecto para tomar um sorvete é o sabor, seguido pelo preço baixo (51%), promoção (39%) e conhecimento da marca (33%).
“O setor de sorvetes continua aquecido, impulsionado pelas altas temperaturas causadas pelas mudanças climáticas globais. Mesmo com um cenário econômico mais desafiador em 2025, o consumo de sorvetes segue forte. E, nesse contexto, o sabor ainda é o principal critério de escolha para o consumidor brasileiro. É o sabor que atrai e fideliza, e ele será determinante na busca por inovações e lançamentos durante a feira”, afirma Henriques.
A Fispal Sorvetes vai até o dia 30, sexta-feira. A venda de ingressos continua disponível para profissionais do setor.
