Mais do que o maior ponto de encontro do setor de food service e sorvetes da América Latina, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes 2025 consolidam sua atuação como plataformas de impacto positivo, promovendo inclusão social, práticas sustentáveis e incentivo ao empreendedorismo. Neste ano, as feiras realizadas de 27 a 30 de maio, no Distrito Anhembi (SP), contam com uma série de iniciativas que traduzem o compromisso ESG da organizadora Informa Markets.
Entre as ações de destaque está a parceria com a Safrater – Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho, com duas campanhas sociais: “Cuida Alimenta” e “Amigos da Padaria Escola Tiãozinho”. Segundo Daniel Corigliano, gerente de negócios da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes, essa parceria tem a ver com o propósito do evento, que vai além da geração de negócios. “Queremos impactar positivamente o ecossistema food service como um todo — social, ambiental e economicamente — e, por isso, incorporamos práticas de sustentabilidade e inclusão em todas as etapas da feira”, destaca.

Os visitantes que desejarem contribuir com o projeto podem optar pelo Ingresso Solidário, que oferece 50% de desconto na entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao projeto Cuida Alimenta, voltado à segurança alimentar dos beneficiários atendidos pela Safrater.
Já a campanha “Amigos da Padaria Escola Tiãozinho” tem como objetivo fortalecer e ampliar a atuação da escola, arrecadando recursos para a expansão dos cursos de formação profissional voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Localizada na zona sul de São Paulo, a Padaria Escola é mantida pela Safrater e oferece capacitação com certificação do SENAI. Desde 2022, já foram emitidos 289 certificados, e, no total, as ações formativas da instituição beneficiaram mais de 1.500 pessoas.
“A visibilidade na Fispal é estratégica para conectar a Safrater a novos parceiros e ampliar nosso impacto. Queremos seguir transformando vidas por meio da educação e da alimentação”, afirma Max Pontes, responsável pelo Programa de Geração de Renda e Empregabilidade da entidade.

Relacionado: Ingressos disponíveis: Fispal Food Service e Fispal Sorvetes acontecem em novo local
Compromisso ESG
A Informa Markets realiza ao longo da feira diversas outras ações com impacto social, ambiental e de boa governança. Ainda em relação à Safrater, a organizadora também recicla lonas utilizadas na feira, e o material é doado à entidade.
Além disso, o Programa Better Stands conscientiza expositores e montadoras de estandes sobre a importância da utilização de materiais reutilizáveis, reduzindo significativamente a geração de resíduos. Toda a infraestrutura do evento reflete esta preocupação ambiental, com a utilização de carpete produzido a partir de PET reciclado, sendo 80% reutilizado de edições anteriores, enquanto os resíduos pós-evento são encaminhados para reciclagem e transformação em novos produtos.
A sustentabilidade está presente em todas as etapas da Fispal, inclusive após o encerramento do evento, com a instalação de pontos de coleta para o descarte consciente de credenciais, que serão reutilizadas em futuras edições. No pilar social, a feira reforça seu compromisso com a inclusão por meio da contratação de Pessoas com Deficiência, em parceria com o Programa de Atendentes Eficientes (PAE). Além disso, os visitantes PCD contam com atendimento dedicado na Central de Acessibilidade, que oferece suporte completo para garantir uma experiência mais confortável e acessível durante a visita.
Já o Serviço de Desenvolvimento do Mercado oferece dez atrações com rica programação de conteúdo, apoiando micros e pequenos empreendedores a se manterem atualizados e encontrarem caminhos sustentáveis para o desenvolvimento de seus negócios.
Dados de mercado
O Brasil é um dos maiores mercados de food service do mundo, com faturamento que ultrapassa os R$ 210 bilhões no ano, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB). De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), este universo é de 1,4 milhão de estabelecimentos, dos quais 870 mil são microempreendedores individuais. Números que refletem a força desse mercado e evidenciam seu vasto potencial de oportunidades.
A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes 2025 esperam receber mais de 60 mil visitantes de toda a América do Sul e contarão com mais de 2.200 marcas expositoras e mais de 125 horas de conteúdo. O evento trará novidades como um pavilhão exclusivo para Tecnologia, focado em IA, automação, cardápios digitais, ERP, entre outros, que abrigará a atração Conexões FoodTechs, com curadoria da ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e patrocínio de empresas do setor. A assistente de inteligência artificial “Cuca” auxiliará os visitantes, e a Central de Acessibilidade oferecerá suporte com profissionais e intérpretes de Libras.
Profissionais do setor food service que querem visitar a Fispal, podem adquirir o ingresso pelo site www.fispalfoodservice.com.br.

Serviço Fispal Food Service e Fispal Sorvetes
Data: 27 a 30 de maio de 2025
Local: Distrito Anhembi, São Paulo/SP
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13 às 19h