A eficácia do vinagre como conservante e suas propriedades antimicrobianas têm sido amplamente documentadas em diversas pesquisas científicas, como as publicadas no Journal of Food Science e no International Journal of Food Science & Technology. Entre outras aplicações, os estudos também destacam o vinagre como um ingrediente essencial para a preservação de alimentos e modificação de sabor e textura na indústria alimentícia.
Na Food ingredients South America – FiSA 2024, Virginie Simon, gerente regional da Charbonneaux Brabant na América Latina, apresentou as vantagens do vinagre de álcool de alto grau acético, um dos produtos mais destacados da marca.
A técnica de dupla fermentação do produto transforma o álcool em ácido acético, resultando em um vinagre com acidez elevada que pode chegar até 23%, bem acima dos 13% encontrados na maioria dos produtos disponíveis no Brasil. Essa alta concentração de acidez torna o vinagre de álcool da marca uma opção extremamente eficaz em diversas aplicações.
“Além de ser 100% natural, a elevada acidez proporciona um maior poder de conservação e realce de sabores, sendo um ingrediente estratégico em uma indústria que valoriza cada vez mais produtos com clean labels, ou seja, formulações com menos aditivos artificiais e mais ingredientes naturais”, explicou Virginie.
A Charbonneaux Brabant é o maior produtor de vinagre da Europa, com forte atuação na produção de ingredientes industriais e vinagres destinados tanto ao consumo gastronômico, como a produção de mostardas Dijon da própria empresa, quanto a outras aplicações, como limpeza e desinfecção.
Relacionado: Boas práticas de uso dos aditivos alimentares na indústria: Vinagre de álcool: inovação e sustentabilidade na indústria alimentíciaBenefícios do vinagre de álcool de alto grau acético
O uso do vinagre de álcool de alto grau acético traz inúmeros benefícios para a indústria alimentícia, destacando-se por sua eficácia, economia e sustentabilidade. Como é um ingrediente natural e altamente versátil, ele permite que as empresas atendam à crescente demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e com menos aditivos artificiais.
Além disso, o vinagre de álcool de alto grau acético é uma alternativa sustentável aos conservantes sintéticos, como o E260 (ácido acético de síntese), contribuindo para uma produção mais responsável e alinhada às regulamentações e tendências de mercado que favorecem ingredientes naturais.
Aplicações do vinagre na indústria de alimentos
O vinagre de álcool de alto grau acético apresenta-se como um ingrediente multifuncional oferecendo diversas possibilidades de uso na indústria, como por exemplo:
Ajuste de sabor e textura: o vinagre é capaz de ajustar o sabor dos alimentos, adicionando acidez e complexidade ao perfil de sabor. Em picles, por exemplo, a acidez do vinagre ajuda a manter a crocância dos vegetais, influenciando diretamente sua textura.
Conservação e preservação: devido às suas propriedades antimicrobianas, o vinagre de álcool é amplamente utilizado para conservar alimentos. Ele inibe o crescimento de bactérias e fungos, prolongando a vida útil dos produtos, especialmente em conservas.
Preparação de carnes e panificação: Na preparação de carnes, o vinagre pode ser utilizado em marinadas para amaciar, ajudando a quebrar as proteínas e tornando-as mais macias e saborosas. Na panificação, o vinagre pode reagir com bicarbonato de sódio, gerando dióxido de carbono que ajuda a levedar a massa.
Fi South America 2025
A Food ingredients South America (FiSA), maior e principal feira de negócios do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas na América do Sul, abre as vendas de ingressos para a 27a edição, a ser realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, no São Paulo Expo. São aguardados mais de 11.400 participantes, com mais de 200 expositores, em 5.800m² de exposição.
Além das empresas expositoras, o evento oferece uma agenda diversificada de atrações com conteúdo para apoiar as inovações das indústrias de alimentos e bebidas. O Innovation Hub engloba as atrações no pavilhão de exposição, com tour pelos estandes, apresentações e palestras que visam enriquecer a experiência do visitante da FiSA.
No espaço reservado para apresentações, o Tasting Experience traz as empresas para apresentarem novos produtos, que os visitantes poderão degustar; o Plant-Based Experience será focado nas novas tendências de alimentos à base de plantas, incluindo conceitos veganos e vegetarianos; e o Pet Food Experience, uma atração exclusiva dedicada às inovações em alimentos para pets, com as últimas tendências, soluções sustentáveis e ingredientes de alta qualidade.

Serviço Food ingredients South America 2025
Data: de 26 a 28 de agosto de 2025
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: terça (26) e quarta (27),13h às 20h, e quinta (28), das 13h às 18h.
Tags