Você sabia que 2 em cada 5 brasileiros são influenciados por edições limitadas de alimentos inspirados em séries e eventos culturais? Durante apresentação no Innovation Hub da FiSA 2025, Ana Alicia Martinez, Product Marketing Manager da Innova Market Insights, compartilhou dados valiosos sobre o comportamento do consumidor brasileiro e latino-americano no setor alimentício.
A especialista destacou como as preferências estão evoluindo, principalmente em relação aos perfis geracionais e quais oportunidades de inovação existem para as empresas do setor.
Os dados foram obtidos através de pesquisas da Innova Market Insights, que trabalha com duas verticais de dados: número de vendas e valor de consumo no mercado, além de pesquisas com consumidores realizadas duas vezes ao ano, no Brasil, por exemplo, são entrevistadas cerca de 2.000 pessoas. Estas pesquisas capturam informações detalhadas sobre preferências por geração, tipos de sabores e razões de consumo em diversas categorias.
A seguir, entenda sobre os diferentes comportamentos de consumo, as principais tendências e como se aplicam ao mercado brasileiro!
Como os latino-americanos escolhem o que consomem?
Martinez identificou cinco enquadramentos para explicar os principais comportamentos de consumo. Esses espaços representam os principais contextos em que os consumidores buscam e consomem produtos:
- Tecnologia e Informação: consumidores estão mais conectados e buscam informações sobre saúde, finanças, universo fitness, dietas e cozinhar em casa. Hoje, com as redes sociais, tornou-se fácil buscar conteúdo e assistir vídeos rápidos e informativos com dicas, receitas e uma infinidade de materiais sobre alimentos;
- Qualidade e Integridade: cada vez mais, os consumidores esperam honestidade e transparência das marcas nos produtos, por isso, prezam por diferenciação pela qualidade dos ingredientes. Indicar a origem dos produtos é uma das maneiras de agregar valor e mostrar ao consumidor como a escolha de ingredientes pode estar alinhada aos valores da marca;
- Conexões Autênticas: os consumidores têm buscado por momentos e experiências, com conexões reais, e, produtos que podem promover compartilhamento em ambientes com mais pessoas;
- Bem-estar Positivo: a busca por produtos que proporcionem sensação de bem-estar está em foco, principalmente no que diz respeito a produtos relacionados com saúde mental e emocional como, por exemplo, chás, suplementos e bebidas com proteínas;
- Momentos de Transformação: experiências inovadoras com entretenimento e que podem ser compartilhadas nas redes sociais, geram senso de pertencimento e estão ganhando muito espaço entre os consumidores. Por isso, produtos que promovem parcerias entre marcas ou temas que estão em alta como séries e filmes, estimulam o desejo de consumo.
10 principais tendências de alimentos e bebidas em 2025
- Ingredientes e Além (Ingredients and Beyond) – Consumidores estão mais atentos à qualidade dos ingredientes. As marcas respondem com produtos mais transparentes e de alta qualidade.
- Bem-estar de Precisão (Precision Wellness) – Informações sobre saúde moldam escolhas. Há uma demanda por produtos que atendam necessidades específicas de bem-estar.
- Criatividade Selvagem (Wildly Inventive) – Busca por experiências novas e sabores únicos incentiva marcas a inovarem e serem criativas.
- Florescer de Dentro para Fora (Flourish from Within) – Alimentos funcionais ganham destaque, promovendo saúde interna e bem-estar geral.
- Repensando as Plantas (Rethinking Plants) – Dietas baseadas em plantas crescem, levando marcas a oferecer opções mais vegetais e sustentáveis.
- Adaptação Climática (Climate Adaption) – Mudanças climáticas exigem escolhas alimentares com menor impacto ambiental, tanto por marcas quanto por consumidores.
- Saboreie o Brilho (Taste the Glow) – Influência da indústria cosmética nos alimentos leva à incorporação de benefícios estéticos nos produtos consumidos.
- Tradição Reinventada (Tradition Reinvented) – Em tempos modernos, há valorização da autenticidade culinária, reinventada para se adaptar ao presente.
- Escolhas Conscientes (Mindful Choices) – Consumidores priorizam produtos alinhados com valores como sustentabilidade, ética e responsabilidade social.
- Do Digital ao Paladar (Bytes to Bites) – Tecnologias digitais são usadas para melhorar a experiência alimentar, com rastreamento e personalização de produtos.
Além de apresentar as 10 tendências, Ana também detalhou como algumas delas se aplicam ao mercado e ao comportamento de consumo. Descubra tudo a seguir!
Qualidade é o novo luxo
A especialista reforçou a importância da qualidade como diferencial competitivo e, para elevar o nível dos produtos, o diferencial está em aumentar a qualidade dos ingredientes como, por exemplo, com a inclusão de proteínas. No entanto, os desafios estão no desenvolvimento desses produtos e na comunicação das embalagens.
De acordo com a pesquisa, 68% dos brasileiros acreditam que desenvolver uma narrativa coerente em volta da qualidade é um ponto de destaque das marcas. “O brasileiro valoriza produtos duráveis e de boa qualidade, mas também busca valor pelo preço pago. Não necessariamente o mais barato, mas produtos premium que justifiquem seu custo”, explica Ana.
Um dos exemplos apresentados foram as barras de proteína. “Brasileiros buscam produtos com proteínas de alta qualidade. Não basta apenas ter proteína, mas é importante comunicar sua origem e benefícios específicos”, comenta.
A pesquisa ainda aponta que essa demanda por proteína, no ranking de importância dos ingredientes para cada perfil geracional, está listada em primeiro lugar pelos Millennials. Seguida pela demanda de vitaminas que está em segundo lugar para Millennials e em primeiro para a Gen Z. Para os Boomers, a demanda é por Ômega-3. Na pesquisa, ainda foram citadas fibras e minerais, o que indica que, para cada perfil, existem diferentes preferências em relação a qualidade e atributos dos alimentos. “A busca por magnésio está sendo impulsionada pelas redes sociais e as vitaminas, especialmente B e D são as mais demandadas pelos consumidores”.
Nutrição Personalizada
O crescimento de produtos direcionados para públicos específicos, como veganos ou pessoas com necessidades nutricionais particulares, adaptando-se para qualquer estilo de vida, também foi destaque.
Martinez explicou que, quando perguntados sobre qual tipo de nutrição é desejável, os respondentes da pesquisa, no Brasil e na América Latina, apontaram seis opções: dieta balanceada, nutrição baseada no estilo de vida, performance, nutrição específica por idade e gênero, e por fim, condições específicas.
Com isso, oportunidades de mercado foram identificadas pela especialista:
- Nutrição baseada no estilo de vida: dietas plant-based ou até mesmo dietas específicas culturais e étnicas;
- Nutrição de performance: produtos para atletas e entusiastas do segmento, diferentes opções de pré e pós treino, incluindo diferentes níveis de atividade
- Inovações para necessidades de saúde específicas: 49% dos brasileiros preocupam-se com o peso para sua saúde física, por isso, para controle buscam produtos com redução (por exemplo, de açúcares) e dietas balanceadas. Um dos exemplos apresentados foi uma mistura pronta de overnight oats enriquecida com fibras.
Efeito UAU: criatividade de sabores que gera desejo
Combinações inusitadas de sabores, texturas e categorias que surpreendem o consumidor e geram experiências compartilháveis é um dos pontos favoritos dos consumidores.
A pesquisa da Innova Market Insights indica que 39% dos consumidores na América Latina dizem: “Estou buscando por combinações loucas que me forneçam uma experiência definitiva”.
“As pessoas buscam pelo efeito UAU. Para isso, querem sabores ricos e diferentes combinações de sabor, principalmente doces”, explica. Martinez também exemplificou esse tipo de produto com um café, vendido em lata, que tem sabor de café e panquecas de brunch com xarope. “São esses produtos malucos, com combinações que nunca iríamos imaginar que fazem sucesso”.
Nesse sentido, a pesquisa também buscou mostrar as texturas preferidas do consumidor, o que gera insights importantes para gerar oportunidades de inovação. No Brasil, destacou-se a textura cremosa, seguida pelo efeito crocante, e, em terceiro lugar, as texturas mastigáveis e pegajosas. “É uma ótima oportunidade para combinar crocante e cremoso, muitos biscoitos fazem isso. Os mercados também investem no mash-up de sobremesas, café da manhã com jantar e até snacks para proporcionar essas diferentes texturas”, comenta a especialista.
Ainda no tema de inovações criativas, a pesquisa também apontou um crescimento de 31% nos produtos sazonais e de edição limitada. “1 em cada 5 consumidores da América Latina afirmam que essas edições especiais são aspectos importantes para compra. No Brasil, esse número sobe para 2 em 5 consumidores, principalmente com temáticas de séries ou de eventos culturais”, pontua.
Intestino saudável, consumidor satisfeito
A procura por produtos com fibras, prebióticos, probióticos e pós-bióticos vem apresentando um crescimento significativo no Brasil. Dados da pesquisa mostram que 35% dos brasileiros que responderam à pesquisa consideram que o aspecto de saúde intestinal é decisivo no momento de suas compras. Iogurtes enriquecidos com probióticos, que promovem suporte gastrointestinal e vitaminas são os novos itens favoritos dos consumidores.
Receitas ancestrais com toque de inovação
Outro destaque fica por conta da combinação multicultural, do resgate de sabores tradicionais e da autenticidade dos sabores obtidos com a mistura de diferentes ingredientes. “A valorização da tradição brasileira e das tradições internacionais adaptadas ao paladar local, cria fusões interessantes. Um exemplo de combinação é o cappuccino vendido no Brasil, uma receita originalmente italiana, com um toque de sabores brasileiros”, explica.
Durante a apresentação, outros exemplos foram apresentados. A embalagem desempenha papel essencial na comunicação dessa conexão entre tradição e inovação: Uma embalagem de café com a indicação “experiência ancestral 100% brasileira” e uma embalagem de pão libanês, com informações sobre sua produção artesanal.
Sobre o engajamento dos consumidores, a pesquisa indicou os aspectos mais importantes nos alimentos e bebidas tradicionais: perfis de sabores familiares, alimentos artesanais, alimentos preparados com técnicas tradicionais e, por fim, alimentos produzidos com ingredientes locais.
Alimentos que cuidam da mente
“42% dos consumidores reconhecem a importância de cuidar da saúde mental, buscando produtos que ajudem a reduzir o estresse e melhorar o humor”, afirma Martinez. De acordo com a pesquisa, o consumo de chás, infusões, balas e gomas lideram o consumo.
A próxima edição da Food ingredients South America já tem data marcada: será realizada de 04 a 06 de agosto de 2026 no São Paulo Expo.
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