O Innovation Tour, realizado durante a FiSA, apresentou em seu primeiro dia o tema “Natural ingredients – Explore o poder dos ingredientes naturais que combinam sabor, saúde e sustentabilidade”.
Composto por uma palestra de abertura e um tour guiado, a experiência proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer empresas inovadoras que trabalham com ingredientes naturais, destacando suas aplicações, benefícios e tecnologias, permitindo um contato direto com as inovações do setor.
Panorama do setor de bebidas
Na abertura, Ana Alicia Martinez, Product Marketing Manager da Innova Market Insights, apresentou o panorama do mercado de bebidas no Brasil. “Esse mercado vem passando por transformações significativas, com os consumidores buscando cada vez mais funcionalidade e sabor”, explica.
Entre as categorias em crescimento, destacam-se as bebidas não alcoólicas:
- Energéticos (14%)
- Cafés gelados (26%)
- Chás gelados (26%)
- Sucos e smoothies (10%)
“O crescimento no consumo das bebidas não alcoólicas é liderado pela Geração Z, que tem uma grande preocupação com saúde e bem-estar”, afirma.
As bebidas quentes também registraram crescimento:
- Café (20%)
- Chás (32%)
Segundo Ana Alicia, os consumidores brasileiros valorizam ingredientes naturais, redução de açúcar, produção artesanal e produtos orgânicos. “O chá tem ganhado espaço por seus benefícios à saúde mental e ao bem-estar”, complementa.
Bebidas com propriedades hidratantes e adição de proteínas também se destacaram nas pesquisas. “Sabor e custo são os principais atributos que influenciam a escolha da bebida”, conclui.
Expositores do Tour
Conheça os expositores que participaram do primeiro dia do Innovation Tour, e os destaques que trouxeram para a FiSA 2025.
FDF
Celebrando 25 anos de atuação, a FDF se destaca pelos diversos processos de desidratação — como calor, secagem ao sol, tambor e liofilização — além da produção de cortes e granulados variados.
“Trabalhamos com matérias-primas de diversas origens geográficas, sempre atendendo aos mais altos níveis de especificações técnicas exigidos pelo mercado”, destacou o representante da empresa.
Aunare
Marcelo Fernandes apresentou o portfólio da Aunare, com soluções voltadas para nutrição humana, pet food, agronegócio, indústria farmacêutica e cosméticos. Entre os principais produtos, destacam-se: V Collal-E, Pro Colágeno e Jambonaro.
“Nosso produto Jambonaro utiliza extração supercrítica, garantindo translucidez na cor, o que permite sua aplicação em diversos formatos, que normalmente não são explorados pela indústria, como cremes, sprays e até inseticidas”, explicou Marcelo, enquanto oferecia uma degustação de chocolates produzido com seus ingredientes.
JRS
Thais Costa apresentou os ingredientes funcionais à base de celulose da JRS, como o Vita Cell (fibras insolúveis) e o Vivapur, aplicáveis em produtos de forno e na estabilização de bebidas.
“Com apenas 1% de nossa fibra na formulação, conseguimos reduzir em 40% a quebra de biscoitos durante o transporte. Isso acontece porque, quando o produto sai do forno, o meio continua úmido enquanto a borda está secando, causando tensão e quebra”, detalhou Thais. “Nossa fibra com alta lignina proporciona aquele efeito ‘crunch‘ que os consumidores adoram.”
SL Cereais e Alimentos
Representada pela engenheira de alimentos Mariana Costa, a empresa já ganhou destaque em edições anteriores na premiação Fi Awards com o blend de arroz e feijão que resulta em uma farinha mais proteica.
“Desenvolvemos farinhas integrais e alimentos saudáveis à base de farinha de trigo e centeio, além de opções livres de glúten. Nosso diferencial está no uso de ingredientes 100% nacionais, valorizando a produção local”, afirmou Mariana.
Podium
A Podium impressionou os visitantes com seus amidos modificados, principalmente de mandioca, que revolucionam processos na indústria alimentícia.
“Nosso amido elimina a necessidade do escaldo na panificação, simplificando o processo. Começamos há 20 anos com pão de queijo e hoje expandimos para biscoito de polvilho, requeijão, bebidas lácteas e diversos outros produtos”, explicou o representante.
A empresa ainda processa diariamente 600 toneladas de raiz de mandioca e possui certificações Halal e Kosher, atendendo mercados globais.
USDEC
A USDEC, sob a liderança de Clarice Nagata, reuniu oito expositores focados na exportação de lácteos e ingredientes, desde whey convencional, passando por seleções de ingredientes lácteos, até soluções especializadas como trading.
Quer saber mais sobre as inovações que estão transformando o futuro dos ingredientes? Acompanhe o Food Connection e fique por dentro das novidades do setor!
Serviço Food ingredients South America 2025
Data: de 26 a 28 de agosto de 2025.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: 13h às 20h
