O painel “Biotecnologia na Produção de Alimentos”, do Summit Future of Nutrition, congresso da FiSA 2025, abordou como as tecnologias de Fermentação de Precisão e Engenharia Genética estão transformando a forma como a indústria de alimentos desenvolve ingredientes funcionais, proteínas alternativas e aromas naturais, abrindo caminho para inovações que unem ciência, sustentabilidade e eficiência produtiva.
Para discutir os avanços e as oportunidades desse cenário, o painel contou com a Dra Rosana Goldbeck, professora doutora da FEA/UNICAMP; Eduardo Sydney, empreendedor e proprietário da Typcal; e Gleidson Teixeira, executivo da BIOINFOOD. A moderação ficou a cargo de Douglas Dalle Luche, gerente da BioLinker.
Leia também: Alimentos Ultraprocessados: Vantagens e Desafios na Indústria
Quais as opiniões dos convidados do painel?
Para Teixeira, o Brasil ainda precisa superar um déficit tecnológico que dificulta a produção em larga escala. Ele anunciou o lançamento da startup MinusSugar, em Campinas, previsto para este ano. A nova empresa de biotecnologia nacional atua para modificar leveduras capazes de remover açúcares de sucos, especialmente os de laranja. “Esse tipo de inovação é um exemplo de como a transferência de tecnologia pode alavancar a indústria nacional e ampliar nossa competitividade no mercado global”, destacou.
Sydney ressaltou o papel da Typcal como uma startup que já opera em escala industrial, atuando na interseção com a indústria para acelerar o desenvolvimento de novos ingredientes. “Trabalhamos em todas as etapas, desde o meio de cultura para a fermentação de leveduras até a criação de protótipos alimentícios que testam a funcionalidade desses novos ingredientes. Estamos explorando proteínas derivadas de fungos, um verdadeiro ‘novo reino’, com potencial para revolucionar o mercado”, explicou. Ele também destacou que a empresa já possui parcerias internacionais para a comercialização do novo ingrediente.
Já Goldbeck reforçou a importância de alinhar a pesquisa acadêmica à viabilidade econômica dos processos. “O primeiro passo é entender se o processo é economicamente viável para a indústria e para a sociedade. A academia ainda está um pouco distante do mercado, mas tem um papel essencial na pesquisa e no desenvolvimento”, afirmou.
Confira: Alimentos Prebióticos e Probióticos: Diferenças e Benefícios – Food Connection
Serviço Food ingredients South America 2025
Data: de 26 a 28 de agosto de 2025.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: 13h às 20h
