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Sucos prontos para beber: 20 anos de sucesso

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Confira a trajetória dos sucos prontos para beber, que conquistaram o paladar do brasileiro nas duas décadas de mercado

*Por Danilo Zorzan

Fáceis de encontrar nas gôndolas dos supermercados e presentes nas mesas brasileiras do café da manhã ao jantar, os sucos em caixinha chegaram ao país há cerca de 20 anos e hoje são parte do dia a dia do consumidor, com opções que se encaixam bem em qualquer situação. A bebida foi trazida ao Brasil por meio da tecnologia de envase asséptico da Tetra Pak e teve um crescimento de 738% no período de 1999 a 2002.

Nos primeiros 10 anos, as vendas da categoria cresceram quase seis vezes, chegando em 2009 com cerca de 1,5 milhões de embalagens comercializadas. Atualmente, já são cerca de 2,2 milhões ao ano. Os dados contemplam também água de coco, bebida de soja e chás prontos, categorias que, até recentemente, eram pouco expressivas.

Como os sucos prontos se tornaram tão populares? Ao contrário do que pode parecer, não foi tão fácil conquistar o paladar do brasileiro.

Logo que chegou ao país, a bebida enfrentou forte barreira de sabor, ao ser comparada com o suco feito em casa. Para contornar essa resistência do consumidor, a indústria focou em opções sem referência caseira, por serem difíceis de fazer em casa, como uva, pêssego e morango. Com a entrada dos novos sabores, rapidamente os sucos prontos ganharam o mercado nacional.

Preferência nacional

Hoje, uva e laranja respondem por cerca de 62% das vendas, segundo levantamento da Nielsen. Dependendo da região, os dois sabores podem inverter posições na preferência do consumidor, com a uva sendo favorita em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, enquanto a laranja lidera as vendas em São Paulo e na região Sul. No Nordeste, o sabor frutas cítricas (21%) tem maior relevância versus a média do Brasil (9%).

A maior procura é por embalagens individuais (até 500 ml), que representam 80% das vendas, com a maior demanda para consumo em movimento ou em lancheiras, sendo uma opção prática e saudável para crianças ou adultos com rotinas agitadas. Já as embalagens de 1 litro ou mais ganharam mais espaço durante a pandemia, como escolha ideal no consumo em casa.

Novos hábitos

Agora, a indústria vem trabalhando para atender as novas expectativas do consumidor, que está mais consciente sobre sua saúde. O movimento de saudabilidade vem ganhando força rapidamente no país e no mundo, sendo uma das principais demandas para o setor de alimentos e bebidas. Temos visto que os brasileiros querem opções mais saudáveis e naturais, e estão dispostos a pagar mais por isso, mas não abrem mão do paladar e querem um produto que seja saboroso.

Segundo pesquisa realizada pela Tetra Pak, 65,2% dos brasileiros consideram extremamente relevante que os sucos sejam feitos apenas com ingredientes naturais e 60,1% optam por produtos de alta qualidade, o que passa pela preocupação com adição de açúcar (28,7%), embalagens práticas (17,6%) e que preservem o sabor (24,3%), por exemplo. Produtos sem conservantes também são essenciais para 44,3%.

Na Tetra Pak, trabalhamos com uma tecnologia de embalagem cartonada longa vida que permite que os produtos tenham prazo de validade mais longo, preservando o sabor, cor e textura sem a necessidade de conservantes ou refrigeração, o que facilita sua distribuição e armazenamento. Também apoiamos a indústria no desenvolvimento de opções que atendam as demandas por saudabilidade, entre outras inovações.

Em resposta à demanda por produtos sem aditivos, a indústria vem ampliando a oferta de sucos premium, que trazem atributos de qualidade como valor agregado. Para além do suco, novas categorias com apelo natural também vêm ganhando força no segmento pronto para beber, como água de coco e chás. Com diversas opções em caixinha, essas bebidas têm se diferenciado como opções que trazem mais praticidade para a dieta dos brasileiros.

 

Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil. Foto_Divulgação.jpg*Danilo Zorzan é diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil desde janeiro de 2022. O executivo ingressou na empresa como Gerente de Contas em 1998 e oito anos depois foi promovido a Gerente de Marketing. Em 2009 passou a atuar como Diretor de Portfolio no Brasil e em janeiro de 2011 ampliou sua atuação para a América Latina. O executivo passou por cargos como Diretor Global de Produto na Itália em 2014 e retornou ao Brasil em 2020 para atuar como Diretor de Insights e Análises de Negócios para as Américas. Engenheiro de alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e com MBA em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Zorzan acumula mais de vinte anos no setor de alimentos e bebidas. Em sua trajetória dedicou-se a projetos globais com foco no desenvolvimento de novas soluções e impulsionamento de vendas na indústria alimentícia.

 

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