Nitidamente os revestimentos uretanos estão sendo amplamente utilizados no mercado de pisos industriais, é um revestimento impermeável e monolítico, que pode ser isento de juntas caso a base seja monolítica. Fabricado a partir da resina uretânica em sua maioria tri componente que é basicamente fórmula por resina poliuretano vegetal, aditivos, cimento e agregados minerais e isento solventes. Sua aplicação é feita em uma ou duas camadas em espessuras que podem variar entre 2 a 12mm.
O uretano é muito utilizado em diversos segmentos industriais em todo mundo, aplicado em pisos onde é solicitado grande circulação de pessoas, veículos, equipamentos, máquinas de grande porte e peso elevado.
Devido suas resistências químicas, físicas e térmicas tais como, a resistência a mudança de temperatura que varia de 120ºC à -40ºC (após cura), oferece ainda proteção contra produtos químicos, sendo muito utilizado em áreas que necessitam elevada resistência a ataques químicos, resistência mecânica e a abrasão aliada a sua característica de resiliência (flexibilidade moderada).
Tais atributos propiciam absorção de tensões pontuais e baixos desgastes ao longo do tempo e em locais como cozinhas industriais que necessitam atender normas alimentícias e sanitárias da Anvisa, o piso uretano evita a proliferação de bactérias onde normalmente atendem a norma americana JIS Z 2801:2010 Antibacterial Products - Test For Antibacterial Activity And Efficacy. Esses aspectos são cruciais para alguns segmentos.
A seguir, vamos falar dos revestimentos uretanicos e suas diferenças.
Revestimento uretanico autonivelante para espessuras médias de 3 a 6mm
O uretano autonivelante é um revestimento tri componente, em sua maioria possui propriedades antibacterianas (confirmar e solicitar certificados junto ao fabricante), com propriedades de alta fluidez que facilitam sua acomodação e acabamento (importante salientar que o mesmo não nivela o substrato e sim, o próprio produto) tem como características finais, acabamento liso, bom apelo estético, é aplicado em uma única camada, com espessuras variáveis de 3 a 6mm.
Sua aplicação é feita a partir de um preparo do substrato com procedimentos mecânicos para abrir a porosidade do mesmo e realizando cortes de ancoragem com sulcos de 5mm x 5mm para aderência e travamento do produto na base Após esse procedimento realiza-se a imprimação (selamento da base), pode ser feito com o próprio produto, utilizando um consumo médio de 1,5 kg/m², onde em substratos com pequenas irregularidades é possível aspergir uma camada de carga mineral (malha 30/40) com consumo médio de 1, 5 a 2,0 kg/m². A aplicação da camada final deve ser feita no intervalo de tempo entre 12 horas a 24 horas. Em substratos novos e em perfeitas condições pode ser utilizado também primer uretanico específico indicado pelo fabricante.
A aplicação da camada final é realizada com uma desempenadeira dentada de 3 a 4mm espalhando o produto em uma única demão por toda a superfície homogeneamente e em seguida utiliza-se o rolo fura bolha, efetuando passagens sucessivas até o total alastramento e adensamento da resina.
Revestimento uretanico autonivelante para espessuras médias de 1 a 2mm
Esse revestimento também tem característica autonivelante, em sua maioria possui propriedades antibacterianas (confirmar e solicitar certificados junto ao fabricante), é um revestimento tri componente, tem como características finais, acabamento liso, bom apelo estético, sendo aplicado em uma única camada com espessura entre 1,0 a 2,0 mm.
Sua aplicação é feita a partir de um preparo do substrato com procedimentos mecânicos para abrir a porosidade do mesmo e cortes de ancoragem, conforme citado no revestimento anterior, após isso realiza-se a imprimação que pode ser feita com o próprio produto utilizando um consumo médio de 0,800 kg/m².
A aplicação da camada final deve ficar entre um intervalo de tempo entre 12 horas a 24 horas. Em substratos novos e em perfeitas condições pode ser utilizado outros tipos de primer conforme orientação do fabricante. A posterior aplicação da camada final deve ficar entre um intervalo de tempo que vai de 6 horas a 24 horas.
A camada final é aplicada com uma desempenadeira dentada de 1 a 2mm espalhando o produto em uma única demão por toda a superfície homogeneamente e em seguida utiliza-se o rolo fura bolha, efetuando passagens sucessivas até o total alastramento e adensamento da resina.
Revestimento uretanico espatulado para espessuras médias de 4 a 6mm
Esse revestimento mesmo sendo argamassado, também tem característica autoadensável (tendo uma boa fluidez, facilitando a aplicação e alastramento no substrato), em sua maioria possui propriedades antibacterianas (confirmar e solicitar certificados junto ao fabricante), aplicado em uma única camada, que após curada se torna totalmente impermeável, com alta resistência mecânica, física e química e com aspecto final antiderrapante, pode ser utilizado nas espessuras entre 4mm a 5mm.
Sua aplicação é feita a partir de um preparo do substrato com procedimentos mecânicos para abrir a porosidade do mesmo e realiza-se os cortes de ancoragem com sulcos de 5mm x 5mm para aderência do produto.
Diferente dos revestimentos autonivelantes, a aplicação do argamassado uretanico não necessita de uma imprimação, essa execução é feita diretamente no substrato manualmente (desempenada) ou através do equipamento screed box, levando sempre em conta o consumo médio em consideração a espessura desejada. O adensamento e acabamento do revestimento é feito manualmente, de acordo com a característica de rugosidade desejada, podendo este ser feito através de vassouras com cerdas rígidas, desempenadeiras (metálicas ou plásticas), ou até com uma passagem de rolo fura bolhas ou de rolo de lã.
Revestimento uretanico argamassado para espessuras médias de 4 a 12mm
Esse revestimento argamassado, em sua maioria possui propriedades antibacterianas (confirmar e solicitar certificados junto ao fabricante), aplicado em uma única camada, totalmente impermeável, com alta resistência mecânica, física e química. Tem como características especiais sua resiliência, resistência a tráfego intenso e sua excelente aderência, com aspecto final antiderrapante, possui algumas variações de acabamento e rugosidades
- revestimento argamassado convencional antiderrapante;
- revestimento argamassado super antiderrapante com agregados maiores;
- revestimento argamassado antiderrapante com agregados metálicos.
Sua aplicação é feita a partir de um preparo do substrato com procedimentos mecânicos para abrir a porosidade do mesmo e realiza-se os cortes de ancoragem com sulcos de 5mm x 5mm para aderência do produto.
Lançar o produto manualmente ou preferencialmente através do equipamento screed box, levando sempre em conta o consumo médio em consideração a espessura desejada. O adensamento e acabamento do revestimento é feito manualmente, de acordo com a característica de rugosidade desejada, podendo este ser feito através de acabadoras de argamassas resinadas, vassouras com cerdas rígidas, desempenadeiras (metálicas ou plásticas), ou até com uma passagem de rolo fura bolhas ou de rolo de lã.
Revestimento uretanico argamassado para superfícies verticais
Esse revestimento argamassado, em sua maioria possui propriedades antibacterianas (confirmar e solicitar certificados junto ao fabricante), possui característica tixotrópica, indicado para aplicação em superfícies verticais, como os rodapés (1/2 cana) ou muretas que devem ser revestidos com o uretano para manter os padrões de assepsia exigidos.
O substrato deve passar por um processo de abertura de poros podendo ser através de processo manual com o uso de lixas ou processo mecânico. O substrato necessita de pontos de reforço de ancoragem nas mudanças de ângulo de inclinação, esses reforços consistem na criação de sulcos de dimensões mínimas de 0,5 cm de profundidade por 0,5 cm de largura.
A imprimação do substrato neste caso tem o papel de auxiliar na aplicação do revestimento na vertical. Em condições ideais utiliza-se o primer específico aplicado em uma demão, rolado com rolo de lã próprio para aplicação de resinas.
Com uma desempenadeira lisa, sobre pressão, lançar a argamassa sobre a primer em estado de gel, até alcançar um bom acabamento, com o auxílio de rolo de lã execute passagem sucessivas para um melhor aspecto final.
Revestimento uretanico multilayer de 2 a 4mm
Esse revestimento, em sua maioria possui propriedades antibacterianas (confirmar e solicitar certificados junto ao fabricante), aplicado em múltiplas camadas, com acabamento brilhante.
Apresenta alta resistência mecânica, física e química, além de uma liberação para tráfego em 3 horas. É muito utilizado para revitalização dos uretanos argamassado e pode ser também ser utilizado para imprimação dos uretanos autonivelantes. A espessura média, correspondente a 2 demãos é de 1,70mm e com 3 demãos é de 2,5mm, possuem os seguintes acabamentos:
- revestimento convencional antiderrapante;
- revestimento super antiderrapante com agregados maiores.
O substrato deve passar por um processo de abertura de poros podendo ser através de processo mecânico. O substrato necessita de pontos de reforço de ancoragem, esses reforços constituem na criação de sulcos de dimensões mínimas de 0,5 cm de profundidade por 0,5 cm de largura.
Com uma desempenadeira lisa espalhe o produto por toda a superfície homogeneamente e em seguida para o acabamento utilize o rolo de lã efetuando passagens sucessivas até o total alastramento e adensamento do produto, repita o processo conforme espessura desejada. A espessura do revestimento é determinada pelas múltiplas camadas a serem aplicadas.
Conclusão
Concluímos, que os diferenciais dos produtos uretanicos são por se tratar de revestimentos que possuem especificas que entregam espessuras variadas, altos coeficientes de resistência a compressão, flexão, abrasão, variedade de tempo de liberação que se enquadram para utilização em cada área correspondente.
Onde a escolha do melhor revestimento uretanico para cada tipo de uso irá depender e se ajustar a alguns fatores conforme a necessidade pontual de cada cliente, sendo assim, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar a escolher o revestimento uretanico ideal para a sua necessidade.
Autores
Artigo técnico elaborado por:
Eng Civil David Abreu – Diretor de comunicação e marketing ANAPRE e Consultor Comercial (Grande SP, Litoral SP e Vale do Paraíba SP) da Polipiso do Brasil
Eng Civil Rafael Croti – Consultor de projetos da Polipiso do Brasil