Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Perdas e desperdício alimentar: o que você tem a ver com isso?

Perdas & desperdício alimentar, o que você tem a ver com isso  .png

O Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas & Desperdício Alimentar é celebrado em 29 de setembro desde 2019. O objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) com essa data é muito simples, sensibilizar as pessoas para evitarem o desperdício alimentar. Sim, porque ele não acontece somente nas lavouras, dentro das indústrias, alimentação fora do lar, cozinhas industriais ou no varejo. Ele acontece todos os dias dentro de nossas casas.

Setembro é o mês em que o assunto está nas rodas, mas no restante do ano? Todas as pessoas têm responsabilidade e precisam exercer um papel de protagonismo para diminuir o desperdício no consumo, produção e descarte dos alimentos. Os números são assustadores. Segundo a ONU, cerca de 1 bilhão de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2023. Só aqui no Brasil aproximadamente 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano.

O desperdício afeta a sociedade, a economia e o meio ambiente.

A perda do “alimento não comido” significa desperdício de recursos naturais utilizados em sua produção, como a água, o solo, a energia e emissões de CO2. Listei aqui 10 dicas práticas para o seu dia a dia. Leia com atenção e compartilhe, se fizer sentido para você e sua família. Afinal um futuro mais sustentável depende de cada um de nós.

  1. Planeje suas refeições

Faça um planejamento semanal das refeições. Ao ter em mente o que será preparado, você compra apenas os ingredientes necessários, evitando compras impulsivas no mercado! Quem nunca?

  1.  Faça uma lista de compras

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras e a siga rigorosamente. Compras planejadas ajudam a evitar aquisição excessiva ou compulsiva e garante que você compre somente o que realmente precisa. #ficaadica

  1. Armazene corretamente

Aprenda a armazenar frutas, legumes e alimentos perecíveis adequadamente. Isso prolonga a vida útil dos mesmos e reduz as chances de deterioração precoce. Um exemplo que gosto muito é sempre cortar a banana na base da penca quando você chega da feira, do hortifruti ou do mercado. Assim que esse pequeno corte cicatriza, as bananas duram mais.

  1. Priorize os alimentos próximos ao vencimento

Sim, podemos aplicar o famoso FIFO (First in, first out) na despensa ou geladeira de casa. Coloque os alimentos que estão mais próximos da data de vencimento à frente. Assim você os usará primeiro, evitando que sejam desperdiçados.

  1. Reaproveite as sobras

Use a criatividade na cozinha e transforme as sobras em novas refeições. Exemplo? Vegetais cozidos podem se tornar ingredientes para uma saborosa omelete no dia seguinte!

  1. Controle as porções

Sirva porções adequadas durante as refeições. Caso sobre comida no “banquete” de domingo, que tal congelar as porções extras para consumir em outra ocasião.

  1.  Lembre-se da compostagem

O que é isso? É transformar os resíduos de alimentos em adubo. Isso não apenas reduz o desperdício, mas também ajuda a enriquecer o solo do seu jardim ou planta doméstica.

compostagem.png

  1. Aproveite cascas e talos

Eu sou fã do aproveitamento integral dos alimentos. Algumas partes que normalmente descartamos podem ser comestíveis e ricas em nutrientes.

Cascas de frutas e talos de vegetais, por exemplo, podem ser usados em várias receitas.

  1. Aproveite alimentos “feios”

Sabe a expressão “quem vê cara, não vê coração”? Podíamos aplicá-la aqui, afinal frutas e vegetais “feios” (com imperfeições) são igualmente nutritivos e saborosos. Dê uma chance a eles! 

  1. Doe para quem precisa

Doar comida não é proibido! Se você tem alimentos em bom estado que não serão consumidos, considere doá-los para instituições de caridade ou pessoas que necessitam. Isso ajuda a combater a fome e evita o desperdício.

Existem alguns projetos incríveis que tenho acompanhado nos últimos anos.

Se tiver interesse, vale a pena dar uma olhada em cada um deles com carinho. Pequenas mudanças em nossos hábitos podem fazer uma grande diferença. Além de economizar dinheiro, estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente e ajudando a alimentar mais pessoas. Pense nisso!

  • Fruta Imperfeita - delivery de cestas de frutas e legumes com formatos estranhos, mas deliciosos e nutritivos.
  • Comida Invisível - startup social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food. Através de uma plataforma empresas podem doar/encaminhar alimentos que perderam valor comercial e gerar um grande impacto social e ambiental.
  • Food to Save - foodtech sustentável que por meio de um aplicativo, estabelece um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados e preocupados com o consumo consciente, que resgatam Sacolas Surpresa com até 70% de desconto.

Outros dados da FAO/ONU

  • 30 % de todo alimento no mundo é desperdiçado.
  • 45% de todas as frutas e hortaliças que nascem são perdidas
  • O desperdício de alimentos é responsável por 8% das emissões de gases que causam o efeito estufa

*Eloísa Espinosa é uma especialista em negócios, gestão e inovação, fundadora da E.L.Ô. Connecting Food & People.

 

LEIA MAIS

  1. Como fazer a gestão e o controle de estoque de alimentos na indústria?
  2. Lean Manufacturing: Pequenas mudanças, grandes resultados
  3. Como fazer a logística de distribuição de alimentos adequadamente?
  4. Um terço dos consumidores quer prazo de validade maior nos alimentos
  5. Consumidores atentos ao desperdício exigem posicionamento da indústria
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar