Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fibras alimentares podem ser solúveis?

Fibras alimentares podem ser solúveis.jpg
Os carboidratos são um grupo diversificado de moléculas que variam de açúcares simples a polissacarídeos altamente complexos, como amido e fibra alimentar.

Os carboidratos da dieta são um grupo diversificado de moléculas que variam de açúcares simples a polissacarídeos altamente complexos, como amido e fibra alimentar.

O papel de açúcares livres como determinante de resultados adversos à saúde (como obesidade, diabetes e caries) tem sido estudado exaustivamente desde a década de 1950 e tem diretrizes claras relacionadas à sua restrição e quantidade que deve ser consumida. Entretanto é relativamente recente a atenção dispensada para verificar os efeitos benéficos da fibra alimentar na saúde do homem.

Os efeitos da fibra estão relacionados principalmente a capacidade de resistir à digestão humana e à fermentação das mesmas por micro-organismos presentes no intestino, interferindo desde a melhora de constipação e inflamações intestinais, como diverticulite, até na imunidade e na redução de mortalidade e incidência das doenças que mais matam no mundo, como eventos cardiovasculares, cânceres e diabetes. Com tantos benefícios comprovados, podemos considerar a fibra alimentar como parte essencial de uma dieta saudável.

A importância da fibra alimentar levou ao desenvolvimento de um mercado amplo e potencial de produtos e ingredientes ricos em fibras, com o constante aprimoramento da adição de fibras em novos tipos de alimentos, além de pães e biscoitos.

Sem dúvida o futuro do setor de alimentos fortificados com fibras funcionais é promissor, e uma das receitas para este sucesso vem da capacidade das indústrias em integrarem a credibilidade da ciência com a manutenção de sabor e conveniência, aliadas à comunicação correta e eficiente aos consumidores

Definição

Existem várias formas diferentes de classificar a FA: com base em seu papel na planta, no tipo de polissacarídeo, nas propriedades físicas (como solubilidade ou viscosidade), nos benefícios fisiológicos, entre outros. No entanto, nenhum é totalmente satisfatório por causa da dificuldade de englobar todas as características da fibra.

Uma classificação bastante aceita está relacionada com sua solubilidade em uma solução enzimática aquosa que simula as enzimas digestivas em um sistema in vitro. Assim, as fibras alimentares podem ser divididas em duas categorias: solúveis e insolúveis.

Como atuam

Como diferentes dietas e intervenção podem influenciar na saúde da microbiota intestinal

Fibras alimentares podem ser solúveis_imagem1.png

Microbiota intestinal e saúde

Algumas das ações da microbiota intestinal são:

  • Atuação no sistema imunológico: importante no desenvolvimento e regulação do sistema imune;
  • Síntese de vitaminas do complexo B e vitamina K, componentes essenciais para a saúde;
  • Digerindo nutrientes que o homem não é capaz, como a fibra alimentar, e produzindo os Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC)

Cenário do mercado de fibras

Principais drivers do consumo de fibras funcionais no Brasil

Fibras alimentares podem ser solúveis_imagem2.JPG

Sem dúvida o futuro do setor de alimentos fortificados com fibras funcionais é promissor, e uma das receitas para esse sucesso vem da capacidade das indústrias em integrarem a credibilidade da ciência com a manutenção do sabor e da conveniência, aliada a comunicação correta e eficiente para os consumidores.

Veja mais detalhes sobre este texto em:  Relatório NC Fibras Funcionais (rds.land)

Ary Bucione – Fundador da NutriConnection.
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar