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Embalagens sem rótulo: como informar o que o consumidor precisa saber?

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Imagine que no futuro, você irá entrar num supermercado e verá nas prateleiras várias opções de produtos, mas tem um detalhe: todos sem rótulo. Como você reagiria?

As embalagens sem rótulo já são realidade hoje, grandes marcas estão aderindo e existem razões importantes para isso. 

As embalagens feitas de um único material, sem a necessidade de um rótulo adicional, trazem algumas vantagens:

  • Facilita a reciclagem: garrafas PET, por exemplo, quando estão sem rótulo são mais fáceis de reciclar porque são inteiramente feitas do mesmo material, enquanto os rótulos geralmente são produzidos em outros tipos de plástico. Além disso, não podemos exigir do consumidor essa atitude de remover o rótulo e ainda fazer o descarte correto. É importante facilitar esse processo para conseguir maior adesão dos consumidores.
  • Diminui o desperdício: remover os rótulos das embalagens tem o potencial de diminuir enormemente o desperdício de plástico. Na Coréia do Sul, o Ministério do Meio Ambiente avaliou que tirar os rótulos apenas das garrafas plásticas de água pode economizar ao país cerca de 24,6 milhões de toneladas de resíduos por ano. Imagine o impacto se aplicarmos a mesma medida no Brasil.
  • Menos gastos para os fabricantes: embalagens sem rótulo também podem reduzir os encargos financeiros para os fabricantes em regiões com tributação do plástico. No Reino Unido, os produtos em embalagens plásticas descartáveis que contenham menos de 30% de conteúdo reciclado são tributados em 200 libras por tonelada. E, para piorar, os rótulos e as tampas são tributados separadamente.

Além diso, as embalagens sem rótulos também podem diminuir a pegada de carbono. É o caso da parceria entre a Amcor Rigid Packaging e a Danone, que lançaram uma garrafa 100% reciclável e com uma pegada de carbono reduzida em 21%.

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Como o consumidor vai saber o que está comprando?

Se tirarmos o rótulo de um produto como vamos saber o que é aquele produto, sua quantidade de calorias, proteínas, carboidratos, sódio, açúcar adicionado, glúten, lactose etc.? Esse é o principal desafio. 

As embalagens sem rótulo podem trazer complicações para garantir que um item cumpra os requisitos regulatórios de produção e exiba as informações adequadas para a compreensão do consumidor. A mudança exige novos métodos inovadores de codificação, marcação e identificação.

A marcação a laser é uma delas. Codificadores a laser podem ser usados nas embalagens para fornecer dados do produto, como informações nutricionais, dados de composição, códigos de lote, códigos de barras, logotipos de reciclagem e outros gráficos e textos.

Outra opção é o rótulo digital. A fabricante de bebidas Pernord Ricard já começou a investir nessa opção, lançando um sistema interativo de rótulo completamente digital. Os consumidores agora possuem acesso a todas as informações que normalmente se encontram no rótulo acessando o QR Code impresso em 3D na embalagem.

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E ainda, há os rótulos em hologramas. Esses hologramas são comestíveis, geralmente feitos com uma solução de xarope de açúcar, baunilha e água que depois é, basicamente, “tatuada” na embalagem do produto.

O holograma comestível, além de ser um substituto para os rótulos, também previne falsificações de produtos já que garante a autenticidade através de uma marcação única impressa apenas por seu fabricante.

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Grandes empresas já estão aderindo

Às vezes falamos de grandes inovações na indústria alimentícia que podem parecer que levarão anos até chegarem até nós. Ou morrerão na praia. Mas não é o caso da remoção do rótulo nas embalagens. Conheça alguns cases que já são realidade.

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Coca-Cola

A marca de refrigerante mais popular do mundo lançou sua primeira embalagem sem rótulo para a bebida em 2021 na Coreia do Sul.

Para os sul-coreanos não foi uma grande novidade já que as águas da Coca-Cola vendidas no país já eram comercializadas dessa forma. E, perceba que ainda assim é possível identificar o produto.

Danone

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O iogurte Danacol, um dos mais antigos da Danone, não possui mais rótulo. O redesenho da garrafa faz parte do objetivo de que, até 2025, 100% de suas embalagens sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.

Para isso, a empresa eliminou o rótulo plástico e o substituiu por dizeres em alto relevo na própria garrafa. Isso não só melhora a reciclabilidade do produto como também reduz a quantidade de plástico utilizado em cada garrafa.

De acordo com a empresa, isso poupará 130 toneladas de plástico por ano.

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Pequenas empresas também podem aderir

Não é porque a empresa é pequena que ela não se preocupa com a sustentabilidade de sua produção. Aliás, esse foi o principal objetivo por trás da criação da Public Goods.

A ideia da empresa de Nova Iorque é fornecer aos consumidores produtos de higiene pessoal livres de parabenos, sulfatos, microplásticos e rótulos, por isso seus dizeres são diretamente impressos na superfície da embalagem.

Devemos mencionar ainda a história da vinícola Fourth Wave Wines que lançou a linha Crate de vinhos com embalagens sustentáveis e sem rótulos. Todas as informações sobre o vinho estão localizadas em seu QR Code.

Um diferencial da Fourth Wave Wines é que ela incentiva o consumidor também a reutilizar a garrafa e comprar apenas o refil da bebida.

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Um futuro sem rótulos físicos

É uma questão de tempo para que produtos sem rótulos sejam cada vez mais comuns nas gôndolas dos supermercados.

Assim como nos adaptamos aos cardápios de restaurantes acessados por QR code, quem sabe este não será também o destino de nossos produtos para poupar toneladas de material de embalagem?

 

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