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Como ter uma área de Pesquisa e Desenvolvimento de sucesso

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Qual é a diferença entre uma área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) bem-sucedida de outra que mal dá conta do recado e vive correndo atrás do resultado? A meu ver, existem dois fatores definitivos: uma compreensão do negócio da empresa, somada à atuação estratégica da liderança de P&D.

É muito comum que as equipes de P&D reúnam profissionais com amplo conhecimento técnico de alimentos. Faz parte dos objetivos da área avançar a inovação tecnológica dentro da empresa, o que bebe desta bagagem de tecnologia, ciência e engenharia de alimentos.

Contudo, a Gestão de P&D não lida apenas com os desafios tecnológicos do desenvolvimento de novos alimentos. O sucesso desta área não se determina somente com base em quão conhecedora de alimentos é aquela equipe – a Gestão de P&D precisa planejar os processos de desenvolvimento, pensando em recursos, fluxos, interfaces com outras áreas, entregas, qualidade, entre outros.

Aí entram os conhecimentos de gestão de negócios, e o entendimento profundo do negócio no qual a empresa atua. É fácil confundir o produto que se produz com o negócio da empresa, mas eles são não a mesma coisa. Dois frigoríficos podem produzir salsichas, porém um está no negócio de atender cadeias de food service e outro no negócio de atender o varejo através de distribuidores. É tudo salsicha: mas as estratégicas de atuação são bem diferentes e, derivada delas, a Gestão de P&D também deveria ser.

Muitos profissionais chegam a posições de Gestão de P&D sem de fato entenderem o negócio da empresa em que atuam, levando muitos anos para compreender como ele deve se refletir na sua gestão.

Para certas empresas, é um jogo de lançamentos incrementais e contínuos de novos produtos. Para outras, é importante estabelecer um posicionamento de liderança tecnológica através da inovação radical. Já há empresas que precisam atender continuamente a requisitos de cliente – e nestes casos, P&D está em constante contato com o cliente final, geralmente outra indústria de alimentos.

Veja que em todos os casos citados, há reflexos bastante importantes e evidentes do negócio da empresa na Gestão de P&D – portanto essa compreensão profunda do negócio é um dos elementos mais definitivos para o sucesso de uma área.

Qual é o segundo elemento? A atuação estratégica da liderança da área de P&D.

Se a Gestão de P&D não entende o negócio da empresa, ela dificilmente será capaz de atuar de forma estratégica.

É um dos modelos que mais vemos: áreas de P&D reativas, que somente recebem e não propõem, e que não estão preparando o futuro da empresa do ponto de vista de competências tecnológicas. Quando o futuro chega, todo mundo corre para dar conta dele. É evidente o mal uso de recursos e sobrecarga nas equipes nestes casos.

E o que seria atuar de forma estratégica? Três frentes relevantes:

- Negociar recursos adequados às estratégicas de inovação no curto, médio e longo prazos
- Monitorar o futuro da inovação tecnológica do mercado de atuação e adjacentes
- Preparar a empresa para este futuro, informando e adquirindo competências adequadas para ele

Veja que atuar estrategicamente não é “fazer o que é pedido” ou “dar conta de todos os projetos”. Uma Gestão de P&D eficiente deve ser capaz de negociar e balancear a entrada de projetos versus os recursos existentes em P&D, ou então negociar a ampliação destes recursos (equipe, laboratório, computadores, consultores externos, etc) para atender aos planos de lançamento da empresa. O que não dá é só baixar a cabeça e aceitar, porque no curto prazo pode parecer incrível fazer tanto com tão pouco, mas isso não é sustentável no longo prazo.

Entender o negócio da empresa e atuar de forma estratégica são dois fatores definitivos para o sucesso de Pesquisa e Desenvolvimento e eles separam as empresas que lançam novos produtos numa espiral virtuosa daquelas que vivem num ciclo vicioso e conflituoso entre as áreas de P&D, Marketing e Alta Gestão.

Este entendimento de que a Gestão de P&D é estratégica e precisa avançar em alimentos é o que está por trás da Formação em Gestão de P&D, curso de longa duração da Tacta Food School que já formou centenas de líderes de P&D no Brasil. A Formação em Gestão de P&D está sendo ofertada pela primeira vez na modalidade online e as inscrições para esta turma vão até o final de abril. Saiba mais aqui.

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