O segmento food service é muito exigente e flutuante. As empresas abrem e fecham suas portas ano após ano, enfrentam riscos constantes de os menores detalhes darem errado e custarem muito dinheiro.
Que tipo de restaurante escolher?
Seu negócio deve ser original, capaz de atrair um público específico. Você já conhece a área onde estará presente? Que tipo de pessoas consomem lá? Que tipo de comida é popular na área? Com isto em mente, será mais fácil para você planejar um orçamento inicial para começar. Dentre as categorias, podemos citar: Fast food, bares, self service, dark kitchens, entre outros.
O conceito do seu negócio lhe dará a orientação para começar a projetar o espaço e o cardápio.
Comprar ou alugar um espaço?
Aqui não há respostas certas; tudo depende de suas possibilidades e perspectivas futuras. Os custos hipotecários dependem do tamanho, da cidade e da taxa de juros, embora sua garantia seja geralmente de longo prazo e com um investimento limitado.
Os aluguéis, por outro lado, tendem a aumentar de ano para ano, sem mencionar outros custos fixos das instalações.
Verifique seus custos e controle desde o início
Determinar quanto seu negócio custará desde o início é o segredo do sucesso. Você precisará incluir tudo, desde encontrar e equipar as instalações, materiais de cozinha, mão-de-obra, tecnologia e, é claro, custos de licenças. Desta forma, não haverá margem para erros. Idealmente, você deve considerar a possibilidade de fazer um seguro de restaurante para protegê-lo de qualquer eventualidade.
Uma vez iniciada a operação, você precisará considerar as despesas contínuas, e por isso é importante definir um orçamento operacional.
Você também deve considerar os fornecedores de equipamentos de cozinha, móveis, eletricidade, encanamento, etc. Lembre-se que isto está sujeito ao seu conceito de restaurante, cardápio e imagem corporativa.
Eu preciso treinar meus funcionários?
Um plano de treinamento bem elaborado e estruturado ajudará o talento humano de sua empresa a ter uma atitude positiva e maior confiança na operação. Você pode confiar em especialistas para ajudá-lo a projetá-lo.
A taxa de rotatividade no food service geralmente excede 50%, portanto o recrutamento inicial para iniciar a operação é um grande desafio, desde a escolha de chefs, gerentes ou anfitriões com as habilidades necessárias.
Tenha um plano de marketing
Um plano de marketing é a estratégia que definirá a direção de seu restaurante, promovendo sua marca, adquirindo novos clientes e melhorando a experiência do cliente. Ele normalmente cobre tópicos como quem é seu público-alvo, como alcançá-los, quem são seus concorrentes, e como melhorar a experiência do consumidor.
Isto também definirá a imagem de seu restaurante e o tom de voz que ele assumirá para atrair clientes. Alguns restaurantes decidem empreender planos de ação de RP ao mesmo tempo para aumentar a conscientização de seu restaurante.
É bem conhecido que entre tantos aspectos a considerar é fácil esquecer os detalhes, mas um planejamento e apoio adequado com outros especialistas como você o ajudará a enfrentar com sucesso a abertura e seus primeiros meses de operação.
*Artigo “Quiero emprender mi restaurante, ¿por dónde empiezo?” produzido pela Abastur. Tradução e adaptação realizada pela redação Food Connection.