Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Primeiros passos para abrir um restaurante

Article-Primeiros passos para abrir um restaurante

mulher de avental, com tablet na mão, em um restaurante
Confira orientações de como se preparar para abrir o seu restaurante.

O segmento food service é muito exigente e flutuante. As empresas abrem e fecham suas portas ano após ano, enfrentam riscos constantes de os menores detalhes darem errado e custarem muito dinheiro.

Que tipo de restaurante escolher?

Seu negócio deve ser original, capaz de atrair um público específico. Você já conhece a área onde estará presente? Que tipo de pessoas consomem lá? Que tipo de comida é popular na área? Com isto em mente, será mais fácil para você planejar um orçamento inicial para começar. Dentre as categorias, podemos citar: Fast food, bares, self service, dark kitchens, entre outros.

tipos de restaurante.jpgO conceito do seu negócio lhe dará a orientação para começar a projetar o espaço e o cardápio.

Comprar ou alugar um espaço?

Aqui não há respostas certas; tudo depende de suas possibilidades e perspectivas futuras. Os custos hipotecários dependem do tamanho, da cidade e da taxa de juros, embora sua garantia seja geralmente de longo prazo e com um investimento limitado.

Os aluguéis, por outro lado, tendem a aumentar de ano para ano, sem mencionar outros custos fixos das instalações.

Verifique seus custos e controle desde o início

Determinar quanto seu negócio custará desde o início é o segredo do sucesso. Você precisará incluir tudo, desde encontrar e equipar as instalações, materiais de cozinha, mão-de-obra, tecnologia e, é claro, custos de licenças. Desta forma, não haverá margem para erros. Idealmente, você deve considerar a possibilidade de fazer um seguro de restaurante para protegê-lo de qualquer eventualidade.

Uma vez iniciada a operação, você precisará considerar as despesas contínuas, e por isso é importante definir um orçamento operacional.

Você também deve considerar os fornecedores de equipamentos de cozinha, móveis, eletricidade, encanamento, etc. Lembre-se que isto está sujeito ao seu conceito de restaurante, cardápio e imagem corporativa.

Eu preciso treinar meus funcionários?

time de restaurantes.jpgUm plano de treinamento bem elaborado e estruturado ajudará o talento humano de sua empresa a ter uma atitude positiva e maior confiança na operação. Você pode confiar em especialistas para ajudá-lo a projetá-lo.

A taxa de rotatividade no food service geralmente excede 50%, portanto o recrutamento inicial para iniciar a operação é um grande desafio, desde a escolha de chefs, gerentes ou anfitriões com as habilidades necessárias.

Tenha um plano de marketing

Um plano de marketing é a estratégia que definirá a direção de seu restaurante, promovendo sua marca, adquirindo novos clientes e melhorando a experiência do cliente. Ele normalmente cobre tópicos como quem é seu público-alvo, como alcançá-los, quem são seus concorrentes, e como melhorar a experiência do consumidor.

Isto também definirá a imagem de seu restaurante e o tom de voz que ele assumirá para atrair clientes. Alguns restaurantes decidem empreender planos de ação de RP ao mesmo tempo para aumentar a conscientização de seu restaurante.

É bem conhecido que entre tantos aspectos a considerar é fácil esquecer os detalhes, mas um planejamento e apoio adequado com outros especialistas como você o ajudará a enfrentar com sucesso a abertura e seus primeiros meses de operação.

*Artigo “Quiero emprender mi restaurante, ¿por dónde empiezo?” produzido pela Abastur. Tradução e adaptação realizada pela redação Food Connection.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar