A eficiência energética tem se tornado um pilar essencial para empresas e indústrias do setor de food service. Durante a Fispal Food Service 2024, expositores enfatizaram que a busca por otimização do consumo de energia não é apenas uma resposta às demandas ambientais, mas também uma estratégia para redução de custos operacionais e aumento da competitividade. 

Fispal_EcoPower.pngA rede de franquias EcoPower apresentou soluções em energia solar para o mercado de alimentação fora do lar. Uma delas é o sistema zero grid. “Este sistema permite que você tenha uma usina solar fotovoltaica mesmo estando no mercado livre de energia, sendo que a energia gerada é autoconsumida pela carga, sem injetar energia na rede, reduzindo diretamente os custos”, afirmou Victor Pessarelli, franqueado da EcoPower.

A implementação desse sistema pode trazer uma série de benefícios para o  setor de food service. Primeiramente, a redução de custos operacionais. “Ao gerar sua própria energia elétrica, os estabelecimentos podem reduzir os custos associados ao consumo de eletricidade da rede em até 90%. Isso pode levar a economias significativas a longo prazo, especialmente à medida que os preços da eletricidade continuam a subir”, disse Pessarelli.

A transição para fontes de energia renovável também ajuda a reduzir as emissões de carbono e o impacto ambiental associado ao funcionamento dos estabelecimentos. Isso pode atrair consumidores conscientes do meio ambiente e reforçar a imagem da marca como uma empresa comprometida com a sustentabilidade.

Fispal_Copeland.pngJá a Copeland, líder global em soluções para o mercado de HVAC-R, destacou soluções relacionadas à refrigeração, ar condicionado e controles eletrônicos para o mercado de Food Retail, incluindo restaurantes, food service e lanchonetes. “Nossos equipamentos têm baixo impacto ambiental e máxima eficiência, como as Unidades Condensadoras para aplicação externa ZX e ZXL”, afirmou Daniel Rohe, Gerente Geral América do Sul da Copeland.

 

LEIA MAIS

  1. Diagnóstico indica que ações sustentáveis de gestão de energia estão entre as medidas mais adotadas por bares e restaurantes
  2. Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2024 impulsionam o mercado de Alimentação Fora do Lar
  3. Conexões FoodTechs: soluções avançadas para o setor de food service
  4. Automação impulsiona produtividade no setor de food service
  5. Fispal Food Service apresenta processos inteligentes na cozinha