As embalagens podem ser vistas como vilãs, tanto na questão do custo ambiental quanto financeiro para a indústria. Mas a verdade é que elas permitiram uma revolução na indústria de alimentos, com aumento da qualidade e dos prazos de validade e, por consequência, da democratização de muitos alimentos, especialmente da carne.
A popularização desse tipo de alimento está diretamente relacionada à busca urgente pela segurança alimentar no mundo. Em 2023, o consumo de carne bovina no Brasil atingiu seu menor nível em 18 anos, segundo dados da Consultoria Agro do Banco Itaú BBA.
A boa conservação, com embalagens eficientes e mais baratas, pode ajudar muito na distribuição mais eficiente das proteínas animais, contribuindo de diferentes formas para redução do preço final do produto. Para tanto, as embalagens são fundamentais.
Relacionado: Balcão de açougue: qual é a temperatura ideal para carnes expostas
No cenário atual da indústria de alimentos, a inovação em embalagens desempenha um papel fundamental, não só na garantia da segurança, mas também da sustentabilidade.
Hoje, a indústria de alimentos e de proteína animal, especificamente, é uma das maiores consumidoras de materiais poluentes e precisa de soluções eficientes para reverter isso. Além disso, embalagens eficientes no quesito segurança significam redução de desperdício e, por consequência, redução de matéria-prima.
Nesse cenário, o setor de carnes se destaca como um dos segmentos mais desafiadores e dinâmicos. Faça o download gratuito do ebook e saiba quais soluções em embalagens para carne estão disponíveis no mercado e como podem levar a indústria frigorífica e toda sua cadeia ao patamar sustentável e de segurança esperado.