Do controle de acesso às plantas fabris, passando pela quilometragem anotada na logística, até a misturadores, a utilização de contadores industriais é fundamental para toda empresa que toma decisões com base em informações precisas, uma vez que esse instrumento tem a capacidade de totalizar o número de ciclos aplicados às suas entradas.

Contadores industriais são divididos em quatro tipos: mecânico, eletromecânico e eletrônico.

Mecânico: ideal para operações de dosagem e medição relativamente lentas, como parar a máquina quando uma quantidade predefinida de peças, ciclo ou comprimento foi produzido ou atingido.

Eletromecânico: são operados por um pulso elétrico a partir de um interruptor, geralmente. Ocorre um incremento conforme os pulsos são aplicados. Alguns modelos têm como característica a alimentação contínua, o que significa que a tensão aplicada ao contador pode ter um tempo prolongado ou contínuo, sem causar danos à bobina.

Eletrônico: utilizado em aplicações de fabricação e processo para controlar o tamanho do lote, comprimentos de corte de materiais, perfuração, empilhamento e muitos outros tipos de contagem, posição, comprimento ou operações relacionadas.

Referência nesse segmento, a marca Veeder-Root está presente no mercado global desde 1897. Focada em precisão e confiabilidade, oferece uma completa linha de contadores digitais, mecânicos e eletromecânicos para todas as necessidades de aplicações industriais e comerciais. A seguir, conheça algumas soluções da Veeder-Root e descubra qual delas mais se encaixa à necessidade da sua empresa.

1 – Contador de voltas

Sua função é contar o número de revoluções de algum equipamento, sendo normalmente utilizado em motores na construção civil, fábricas, laboratórios ou na agroindústria. O seu funcionamento se baseia em um eixo, onde cada vez que completa uma revolução, é adicionada uma contagem.

A Veeder-Root tem em seu portfólio o Contador de Voltas Série 7287 -Small Reset. Ele é equipado com acionador por voltas, o que acrescenta uma contagem por volta do eixo em qualquer direção. Dentre as características principais, estão: opções com 4 ou 5 dígitos de fácil leitura, tamanho compacto com flange sólida para montagem na base, eixo de acionamento em aço inoxidável e resistência a poeira e corrosão.

Outra solução, especialmente indicada para logística, é o Hubodômetro Mecânico Série 777.

Esse instrumento mede distâncias percorridas e é utilizado, principalmente, em carretas e outros tipos de reboque. Sua instalação é feita no eixo do veículo registrando movimentos em qualquer sentido. Graças ao invólucro hermeticamente selado preenchido com gás inerte e ao anel de vedação dupla, esse hubodômetro tem proteção contra a umidade em qualquer ambiente.

2 – Contador de golpes

Imagine ter um contador que resiste à poeira, umidade, óleo, graxa, choque e vibração. Isso é possível com o Contador de Voltas e Metros Série 1669 – Visicounter. Indicado para as aplicações mais exigentes, internas e externas, ele é utilizado em equipamentos de forte construção, como misturadores de cimento, equipamentos de pavimentação, máquinas agrícolas, indústria têxtil, fios e cabos, além de fornos industriais.

Destaca-se pelas seguintes características: componentes externos em metal e aço fundido, combinação de até 6 algarismos grandes e fáceis de ler, acionamento por alavanca (golpes) ou acionamento por engrenagem (voltas e metros) e botão de reset rotativo rápido.

Por sua vez, o Contador De Golpes 7272 – Small Reset representa o padrão em totalizadores mecânicos pequenos e de montagem por flange, com longa duração. Sua robustez e confiabilidade são notadas pela combinação de características como: peças externas e internas resistentes à corrosão, eixo de transmissão em aço inoxidável, ausência da necessidade de manutenção, acionamentos por alavanca à esquerda ou à direita e opções com 4 ou 5 dígitos de fácil leitura.

3 – Contador de tempo

Com grande display de LED que muda de cor conforme o status das saídas, o Contador Eletrônico Série C628 é extremamente versátil por oferecer funções de totalizador, horímetro e tacômetro.

O totalizador oferece tecnologia de exibição inovadora, bem como configuração fácil de programar pelo usuário. Ao monitorar a contagem de itens ou peças, a medição de comprimento ou outros valores críticos, ele fornece aos operadores um alerta visual instantâneo para alterações no status da aplicação.

A unidade horímetro pode ser programada para operar em um acumulado (tempo decorrido continua a acumular durante todas as instâncias quando a entrada está ativa) ou simples (valor de tempo exibirá o tempo decorrido de uma entrada individual e será redefinido para zero para cada novo pulso sucessivo).

Um modo de tempo de processo permite que a unidade do tacômetro mostre o tempo decorrido em minutos e segundos para aplicações como processamento de alimentos e bebidas.

4 – Contador manual de pessoas

Bastante popular no mundo inteiro, o Contador Estatístico Veeder-Root 7623 – Hand Tally suporta alto impacto e é resistente à corrosão. A contagem é realizada por meio dos 4 dígitos, que são acionados manualmente no botão frontal. Ele pode ser utilizado em tarefas como análise de tráfego, contagem de presença, eventos esportivos, operações de pecuária, controle de estoque e contagem de produção.

Compacto e leve, esse contador suporta impactos, poeira e corrosão, tem botão de reset rápido, apresenta alto contraste nas figuras em branco sobre preto e a base de montagem permite o uso fixo ou portátil. 

Confira o vídeo exclusivo saiba mais: 

 
Conheça todos os produtos e soluções da Veeder-Root no site: www.veeder-rootcontadores.com.br.