O terceiro dia de programação da Arena de Conteúdo TecnoCarne reuniu auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária para falar sobre aspectos legais para exportação e abertura de novos mercados para a carne, rastreabilidade da cadeia, segurança alimentar e embalagem.
O Auditor Fiscal do DIPOA – MAPA, Fábio Sandon de Oliveira, iniciou o Fórum Frigorífico Legal com o tema Desbravando fronteiras – Navegando pelas exigências e requisitos na abertura de novos mercados para a carne.
O especialista destacou as etapas, da solicitação inicial e preenchimento de questionário, passando para o envio de equipe de auditoria ao país exportador, que pode ser presencial ou virtual.
“A pandemia trouxe um desenvolvimento de videochamadas para essas auditorias, uma coisa boa, já que no período de 2017 a 2024 foram realizadas uma média de 1.000 auditorias, presenciais ou virtuais”, explica.
Já o Auditor Fiscal Federal Agropecuário do DIPOA – MAPA, Leandro Casagrande, conta que participou de mais de 100 auditorias. “A gente foi muito auditado – e aprendeu muita coisa com isso”, diz.
Rastreabilidade
Casagrande apresentou a palestra Rastreabilidade na cadeia de carne – um pilar fundamental para garantir o cumprimento dos princípios ESG. “A rastreabilidade envolve garantia e transparência e, principalmente, credibilidade”, diz.
A Consultora e Médica Veterinária Lara Bonfim, da Consultoria Lara Bonfim, também abordou o tema rastreabilidade, destacando os quatro principais desafios para essa implantação, que vão desde a ausência de uma legislação específica, passando pelo nível de tecnologia adotado nos frigoríficos e a escassez de mão-de-obra qualificada, até os custos elevados para essa implantação.
A veterinária explica que hoje a rastreabilidade está focada na identificação individual e na origem dos animais, segundo o Manual de Procedimento do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos – SISBOV.
Conforme explica a especialista, a rastreabilidade acompanha o animal desde o nascimento até chegar ao consumidor, trazendo informações de cada etapa desse trajeto.
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