A Arena TecnoCarne reuniu especialistas para tratar do futuro das indústrias frigoríficas, trazendo temas como inovação operacional. O congresso acontece durante a TecnoCarne, maior feira da indústria de proteína animal que acontece até 21 de junho, junto à Fispal Tecnologia.
A palestra “Aplicações eficientes para maximizar o desempenho em ambiente refrigerado – Conheça os benefícios da inovação operacional”, trouxe o case da Plena Alimentos com Eduardo Lutz, Diretor de Logística, Marcos Vinicius Martins Maia, Gerente de Inteligência e Gestão Industrial.
Em 2022, a empresa estava com aumento de vendas impulsionado pelo mercado de food service, porém havia falta de espaço para produtos industrializados. “Sentimos necessidade de melhoria da estrutura e aumento da capacidade e decidimos utilizar o espaço de 1.000 m² para aumentar nossa capacidade de estocagem”, explica Eduardo Lutz.
Segundo o Diretor de Logística, os principais benefícios foram a automação de entradas e saídas de produtos e o controle 100% Fifo (First in First Out), ou seja, a sequência de entrada de itens no estoque priorizando a saída daqueles que chegaram primeiro.
Na primeira fase, manual, eram movimentados de 20 a 30 paletes por hora. A segunda fase, automatizada, passou para uma média de 30 a 40 paletes por hora. E na terceira fase, 100% autônoma, serão de 40 até 60 paletes por hora, objetivo que deverá ser atingido até o final deste ano.
Foram 18 meses entre a execução e reforma da obra. O sistema faz todo o reconhecimento do palete que entra: são 12 câmeras que liberam – ou não – a entrada do palete. “Trabalhamos intensamente para introduzir essa automação nas proteínas bovinas”, diz Lutz.
Com essa mudança, os benefícios foram, por exemplo, a eliminação de erros operacionais, ganho de produtividade, redução do tempo de espera no carregamento e inventário permanente.
“Esse sistema de automação foi bem disruptivo no mercado brasileiro, não só para a companhia, mas para todo o mercado”, diz Maia, Gerente de Inteligência e Gestão Industrial. Inicialmente, foi implantada na unidade de Contagem e a próxima será em Goiás.
A Arena TecnoCarne segue com sua programação diversa. Dia 19, será a vez do Fórum ESG; no dia 20, no Frigorífico Legal, especialistas da indústria frigorífica e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) se reúnem para discutir sobre legislação.
Você pode conferir a programação completa no site oficial da TecnoCarne.