Em um
mundo cada vez mais moderno, desenvolvido e tecnológico, a sociedade atual é
apresentada a diferentes tipos de tecnologias todos os dias. Dentre essas
possibilidades, a realidade aumentada é uma tecnologia que vem tendo diversos
usos em variados mercados e segmentos.
De fato,
ela é um avanço muito representativo em vários setores, mas você sabia que
ela também pode contribuir com o mercado da carne?
Pode
parecer estranho, mas o uso da realidade aumentada pode oferecer muita coisa e
contribuir com esse importante mercado de diversas formas, contribuindo para
agregar valor aos produtos ou determinado
Realidade
aumentada: Muitas possibilidades e usos no mercado da carne
A
Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que se desenvolve a cada dia. Ela é
caracterizada como sendo uma experiência interativa de um mundo real, onde
objetos que residem no mundo real são “acentuados” por informações
complementares e perceptivas criadas por computadores.
Segundo
o CEO e fundador da Massfar Realidade Aumentada, Mario Faria, o uso da tecnologia de RA é
um universo de possibilidades em todo tipo de segmentos. Mas, mesmo sabendo que
essa é uma tecnologia muito vantajosa, Faria faz uma ressalva: “O importante é descobrir o quanto essa
tecnologia agregará de valor ao produto ou serviço, sendo que essa é uma
percepção muito própria de quem fabrica, vende ou cria algum produto ou serviço”.
No
caso do mercado da carne, o CEO imagina que ela pode contribuir de forma
importante com a comunicação impressa na embalagem. “Com a realidade aumentada, será possível
desbloquear conteúdos ocultos para fornecer muito mais informação para quem
está decidindo pela compra do produto”.
Faria
cita as variadas possibilidades da RA no mercado da carne. “Com essa tecnologia será possível
verificar as origens do produto, seu manuseio, detalhes nutricionais,
benefícios do consumo e uma série de outras informações que não estão
disponibilizadas nas embalagens”.
Além
disso, através de vídeos, áudios e textos toda e qualquer informação pode ser
mais explorada sem a limitação do espaço físico comumente oferecida no rótulo.
Faria
acredita também que, com a RA, o setor comercial agregará maior credibilidade
aos negócios da carne. “Com a
realidade aumentada, o setor comercial mostra claramente que esta antenado com
a evolução tecnológica. Com isso o cliente mais informado será o maior
beneficiado com esse recurso”.
O que a realidade aumentada pode oferecer?
Como
já dito, infinitas são as possibilidades que a tecnologia de realidade aumentada
tem a oferecer para as empresas do setor de carnes. Dessa forma, o que vai
definir o sucesso ou não é a maneira com que ela será utilizada e
posteriormente como ela será comunicada para o seu público consumidor.
Para
Farias, com a realidade aumentada as campanhas de marketing, ao serem mais
interativas, intuitivas e instrutivas serão, com certeza, as mais apreciadas
pelo consumidor. “Ao sair do
básico e oferecer esse tipo de inovação, a empresa da carne demonstra toda a
preocupação em satisfazer seu público consumidor”, diz.
Além
disso, ele explica que essa estratégia cria uma aproximação significativa entre
consumidor e produto/marca, gerando fidelização, fortalecimento da marca, sendo
também uma fonte valiosa de informação e pesquisa.
Quer apresentar um novo produto? A realidade
aumentada ajuda!
O
mercado nacional e internacional da carne é extremamente competitivo, com
muitos fornecedores que oferecem produtos em vários segmentos para diferentes
necessidades.
Somado a
isso, temos a percepção do consumidor, que mudou bastante nos últimos
anos e exige algumas características no produto ou no serviço que antes
não eram necessárias.
Diante
desse cenário, quando uma empresa do setor cárneo pretende lançar uma nova
linha de produtos, uma nova marca ou um novo serviço, ela precisa se
diferenciar para conquistar mercado e novos consumidores. O uso da realidade
aumentada pode contribuir nesse sentido!
Para
Faria, a adoção da realidade aumentada é uma ótima estratégia. “Apresentar um produto, um processo ou um
serviço em uma feira utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada certamente
será um diferencial inovador e encantador do seu público e visitantes”.