Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Supply chain revisitado: Como o digital está impulsionando eficiência e economia

Article-Supply chain revisitado: Como o digital está impulsionando eficiência e economia

Inteligência artificial e seu papel na melhoria da produtividade.png
Arena Fispal Tec reúne excutivos de grandes empresas alimentícias para discutir a melhoria da produtividade do processo de supply chain com a digitalização; saiba mais!

O primeiro dia da Arena Fispal Tec reuniu representantes da indústria de alimentos para discutir inovação e oportunidades no setor. O congresso acontece durante a Fispal Tecnologia, principal feira para a indústria de alimentos e bebidas, que vai até sexta-feira, 21, no São Paulo Expo.

O painel Digital Revolucionando o Supply Chain: Tecnologias Inovadoras Impulsionam Eficiência, Economia e Resiliência" trouxe para o centro do debate Daniel Augusto, Diretor de Customer Service e Logística da Kellanova; Graciela Civolani, Supply Chain Director da Danone Brasil; Rafael Grandelle, Diretor de Projetos em Supply da Ambev; e Thiago Carvalho, Supply Chain Vice President da Natural One.

Graciela comentou que a aplicação de inteligência artificial no sistema de prevenção de demanda na Danone teve início de maneira tímida, como um projeto-piloto com duração de três meses. Hoje, a tecnologia está presente tanto em ações mais complexas, como na prevenção de demanda, quanto em ações do dia a dia dos colaboradores, como na criação de uma ata de reuniões, por exemplo.

Para Carvalho, o segredo é focar no básico, ou seja, ter controle sobre os processos. “Nós não conseguimos gerenciar aquilo que não medimos, por isso, se não tivermos controle da situação, podemos até ser uma empresa disruptiva, mas que não consegue entregar o produto que o cliente quer, no momento que ele deseja.”

supply chain - arena fispal tec.png

A rastreabilidade do produto foi também comentada nesse painel, e Graciela contou que a Danone implementou uma Control Tower para maximizar o monitoramento de todas as cargas de distribuição para clientes, permitindo interação com equipes de entregas e resolução de ocorrências no campo. “Com isso, otimizo o processo de entrega para que meu cliente não tenha rupturas na gôndola.”

Augusto citou ainda a importância dos indicadores para que a empresa esteja preparada para atuar de maneira rápida e eficaz em uma eventualidade. “Temos que avaliar tendências, entender o que elas nos mostram e assim pensarmos em como atuar nas questões apontadas.”

Para Grandelle, falar em inovação não significa usar a tecnologia em todo momento, mas sim que ela deve ser vista como uma mola propulsora para ajudar a entregar processos fortes que irão ajudar a resolver os problemas do cliente.

“O primeiro passo é fazer o básico bem-feito. Só assim a tecnologia poderá ser bem implementada. Para isso, se pergunte: qual problema você precisa resolver?”, opinou Augusto. Por fim, Carvalho recomendou que as empresas tenham em mente buscar parceiros que sejam estratégicos e flexíveis nessa jornada, pois cada empresa tem uma realidade.

A Arena FispalTec segue com sua programação diversa. Dia 19, será a vez de discussões sobre embalagem, comunicação e e-commerce; no dia 20, especialistas da indústria de alimentos e bebidas se reúnem para discutir sobre o ESG na prática para este mercado.

Você pode garantir o seu ingresso no site oficial da Fispal Tecnologia.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar