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Inteligência artificial e realidade aumentada permitem empresa crescer e aparecer

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Arena FispalTec compartilhou cases de grandes empresas que estão se valendo de novas tecnologias para aumentar produtividade e ações de marketing; saiba mais!

Novidade no mundo, a inteligência artificial já chegou também aos negócios, que estão tirando proveito da capacidade de as máquinas poderem agora raciocinar, deduzir, planejar, decidir e criar. Isto, até então, era só possível ao cérebro humano.

Boa parte das empresas do ramo de alimentos e bebidas, atentas ao mercado, já estão em pleno processo de transformação digital, e a IA vem para aumentar o tamanho e a velocidade do passo que o setor dará rumo a ganhos de produção e rentabilidade. Redução de desperdício, de consumo de energia, de água e de emissão de CO2 também estão no foco da nova tecnologia. Ou seja, estamos falando de produção inteligente que leva a uma pegada cada vez mais sustentável, com preocupações ESG.

“Qualquer projeto [nesse âmbito] vai depender da sua ambição”, explicou o Head de Digital Transformation Program da Nestlé, Gustavo Moura, líder no setor de alimentos, em palestra na Arena FispalTec. “As tecnologias vieram para ficar, claro, mas em seis meses aquela que você escolheu pode estar obsoleta”, afirmou. Ele lembra o quanto é importante fazer a governança dos projetos de transformação digital nas companhias com uma visão aguçada do que está acontecendo mundo afora para desenvolver um bom trabalho de transformação digital.

Isso inclui, é claro, a inserção de inteligência artificial no processo produtivo. Como exemplo, Moura mencionou um projeto na Nestlé que, com o uso de inteligência artificial, permite reduzir o consumo de gás nos fornos da empresa. Menos gás, menos CO2 emitido, portanto, menor a pegada de carbono da companhia.

Yunare Targino, Gerente de Processos Industriais de outra gigante do setor de alimentos, a M. Dias Branco, deu a receita do sucesso para a implementação de grandes projetos de tecnologia, com ou sem IA, contando a experiência de sua própria empresa, mas que é adaptável a qualquer outra do setor. “É preciso capacitar as pessoas, ter diversidade, identificar as dores que a companhia tem (prioridades), ter um bom plano de governança com a área de TI e um bom planejamento de investimento.”

Outra tendência que anima em especial os departamentos de marketing das empresas alimentícias é a realidade aumentada (RA). Os marketeiros estão encantados com o fato de de a tecnologia integrar um conteúdo virtual a partir do uso da câmera dos celulares do consumidor e ficar 70% mais nitidamente gravada na memória deles. Além disso, a RA eleva em 45% a atenção no conteúdo apresentado pela empresa, segundo Henry Assef, Executivo especialista no assunto, da Massfar, que trabalha com Knorr, Itaipava, Paçoquita Santa Helena e Lacta, entre outros.

Assef citou como exemplo a ação de marketing de um produto da linha Turma da Mônica, da Seara. Na iniciativa, era possível ao consumidor interagir com o produto pela inserção no verso da embalagem, tudo por meio desta tecnologia, de uma tirinha em HQ com os personagens. “Ele(a) podia escolher quem queria: se a Mônica, Magali, Cebolinha ou Cascão, escolher também o texto, tudo, a partir da embalagem. Depois, podia também postar a tirinha em suas redes sociais, divulgando a marca da empresa”. Segundo estudos, disse Assef, o envolvimento de um consumidor com realidade aumentada no mundo dura, em média, apenas 1 minuto. O desta ação com a Turma da Mônica teve a impressionante média de 4,5 minutos. “Foi um sucesso que virou case.”

Com um custo total de R$ 50 mil, a marca de balas Icekiss, da indústria Cory, desenvolveu uma campanha com RA para o lançamento do novo sabor Icekiss Shippada Blueberry. Pela embalagem (ao estilo de balas drops), o consumidor acessava um QR code para cadastrar casais de namorados. O app dava sugestões de “ships”, que misturava os nomes dos dois ao estilo “Brangelina”, um dos primeiros destes “ships” conhecidos no mundo, que misturava os nomes dos atores Brad Pitt e Angelina Jolie.

“Se antigamente as balas vinham com frases que incentivavam o namoro, agora acreditamos que este tipo de ação tem muito mais a ver com o que pensam e como se comportam os nossos jovens, que já nasceram nativos digitais e que podem levar esta ação de marketing para suas redes sociais pessoais. As vendas definitivamente pagaram o investimento.”

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Serviço Fispal Tecnologia e TecnoCarne

Data: 27 a 30 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 18h
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

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