Quem deseja abrir ou inovar na sorveteria, tem que pensar nas maneiras de oferecer o sorvete ao cliente. Os sabores diversificados, a decoração e o tamanho do ambiente, a quantidade de funcionários e o tipo de serviço à la carte ou por quilo, são definições que precisam acontecer logo no início do projeto.
Mas qual é o melhor serviço para a sua sorveteria? Saiba que é preciso refletir antes de oferecer cada um deles, colocar no papel as vantagens e as desvantagens.
Serviço "à la carte" para sorveteria: vantagens
Um ponto positivo para escolher o serviço à la carte está relacionado à organização da sorveteria. Quando você trabalha com um cardápio, é possível saber quais os melhores sabores, coberturas e complementos que você deverá comprar em maior quantidade, evitando assim os desperdícios.
Também é preciso que o proprietário da sorveteria esteja preparado para atender a demanda, pois alguns tipos de sobremesas podem sair mais do que outros, e cada dia isso pode ser diferente em relação à quantidade de clientes.
Para o consultor de indústrias de sorvetes e gelaterias e engenheiro de alimentos, Francisco Medeiros, o serviço à la carte é ideal. No entanto, é importante se preparar para oferecê-lo com qualidade.
"É importante que os colaboradores da sorveteria recebam os clientes com um sorriso no rosto e tenham conhecimento de como o sorvete é feito. O funcionário também deve ser agradável e estar de acordo com os fundamentos do Ministério da Saúde, preservando a aparência e a higiene".
Sorveteria por quilo: por que investir?
O sorvete a quilo oferece mais liberdade ao cliente. Ele pode escolher entre uma variedade de sabores, coberturas, caldas e complementos. Outra vantagem é que o sorvete a quilo é mais em conta para o proprietário da sorveteria, o que também acaba saindo por um bom preço para o consumidor.
Agregue valor a sua sorveteria
Sirva o sorvete com pedaços de fruta
Uma das dicas de Medeiros para agregar mais valor ao sorvete é servir a sobremesa com pedaços de fruta. "Ela fica mais saborosa e nutritiva e é apreciada por muitos clientes", diz.
Diferencie a embalagem
Não dá para servir o sorvete em uma embalagem toda branca. Para agregar valor, o proprietário da sorveteria deve investir em um copo colorido e com alguma publicidade. Isso atrai o cliente.
Associe o sorvete com produtos de confeitaria
Outra dica do consultor é agregar valor ao sorvete com produtos de confeitaria. Aqui vale acrescentar uma bolacha ou canudinho. O custo do investimento é pequeno para o proprietário da sorveteria e conquista o cliente.
Deixe o cliente provar a sobremesa
Essa dica é de ouro! Conforme afirma Francisco, o proprietário da sorveteria pode investir em mini pazinhas. "Um funcionário pode servir um pouquinho de sorvete para que o cliente prove antes de decidir qual comprar. Além de você apresentar os sabores ao cliente, ele vê que seu atendimento é diferenciado"
Como você pode ver, há vantagens e desvantagens em relação aos serviços à la carte ou a quilo. No entanto, você deve avaliar qual é o melhor para a sua sorveteria.
Gostou das nossas dicas? Continue com a gente em nosso blog e aprenda mais sobre gestão de negócios!