Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Sorvetes 2022: novidades e cursos para aprimorar o negócio

Fispal Sorvetes 2022 um universo de cores e sabores gelados no pavilhão.png
O setor de sorvetes tem um grande potencial de crescimento. Soluções para atingir nichos ainda pouco explorados estão na mira dos fornecedores, que já oferecem produtos e serviços para as novas tendências do mercado.

A Fispal Sorvetes 2022 apresenta novidades e tendências em ingredientes, embalagens e soluções para o setor que congrega mais de 10 mil empresas no país, sendo formado por 92% de micros e pequenas empresas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes - ABIS.

“No Brasil, o sorvete ainda é associado a uma sobremesa. Diferente da Itália, por exemplo, onde o sorvete pode ser opção para um lanche saudável”, constata Marco Paulo Henriques, Gerente de Marketing da Doremus. Isso mostra que o setor ainda tem muito para crescer no país, e a criatividade das empresas busca nichos ainda não explorados, como as opções de sorvetes mais saudáveis. Segundo Henriques, a saudabilidade no sorvete é até mais fácil de conseguir, reduzindo o teor de açúcar, por exemplo, e usando uma base de água, que está mais presente hoje.

Para atender segmentos específicos, a Doremus aposta na linha Nutri Mix, composta de vitaminas e minerais para enriquecimento nutricional do sorvete, fazendo dele um alimento nutracêutico, voltado para atender necessidades específicas de um determinado grupo de pessoas através do alimento. 

Um exemplo de nicho de mercado pouco explorado pela indústria de sorvetes é o dos gamers, que precisam de concentração e desempenho durante as competições de jogos; ou para o pós-treino na academia, que além de repor nutrientes, proporciona conforto térmico; e ainda para a geração sênior, que necessita de alimentos enriquecidos específicos, podendo ser também reduzido em açúcares e gorduras. “É uma inovação para atender a tendência de mercado nesses nichos específicos”, segundo o gerente de marketing da empresa.

Fispal Sorvetes 1.png

Vegetariano e vegano

O aumento da procura por alimentos vegetarianos e veganos também é um nicho para ser atendido no segmento de sorvetes. Afinal, oferecer essas opções de produtos é inclusivo porque atende às pessoas que não podem ou que preferem não consumir determinados ingredientes.

A Fispal Sorvetes apresentou na Arena Gelado Experience 2022 soluções com receitas executadas por especialistas, entre elas a apresentação “Bem-estar – Gelados e sorvetes Zero e Plant Based”.

“Hoje temos opções para oferecer produtos que atendem essas necessidades e, ao mesmo tempo, são muito saborosos, é uma tendência que veio para ficar”, explica Glaucia Parente, Assistente Técnica da Duas Rodas.

Ela fez uma demonstração com a receita Gelado Coco Tropical, plant based, totalmente vegetal com variegato de maracujá, que combinou perfeitamente na cor e sabor com o coco, um contraste de cores e texturas, provando pela plateia na degustação que é realmente uma opção muito saborosa.

Já a receita Gelato Floresta Negra ganhou na criatividade com o uso de ingredientes como a Base Zero Lac Plant Based, com proteína de ervilha, totalmente vegetal, cacau 100%, que dá potencial de cor e sabor, e variegato de Amarena – soluções utilizadas com muita criatividade numa receita saudável. São opções para aumentar o cardápio de sabores e atender a demanda desse público específico, que pode consumir o produto sem restrições.

Fispal Sorvetes 2.png

Escolas de sorvete

Fazer sorvete é transformar ingredientes em receitas criativas, elaborando desde os gelatos tradicionais, o sorvete soft e os sorbets até os picolés. São inúmeras possibilidades de sabores e combinações. As escolas de sorvete proporcionam esse conhecimento para quem quer iniciar, aprimorar seu conhecimento na área ou empreender em seu próprio negócio.

Na Fispal Sorvetes 2022, conhecemos a Fuê Gelaterie Escola, dos sócios Rose Alves e Ricardo Sato, Mestre Sorveteiro com formação pelo ICIF, em Costigliole d´Asti na Itália, e formado em chocolataria, que é um dos integrantes da comissão técnica da ABIS, responsável pela auto-regulamentação de sorveterias e gelaterias. 

A gelateria escola fica em Penedo, na região Serrana do Rio de Janeiro, e recebe alunos de todo o país e do exterior. Já passaram pela Fuê pessoas vindas da Austrália, dos Estados Unidos, do Uruguai e da Venezuela. “Somos uma escola de formação de sorveteiros empreendedores, nossos alunos vêm pra cá com intenção de montar a própria gelateria.”, diz Rose.

Na escola, aprendem a fazer gelatos naturais, produzidos de forma artesanal e elaborados com ingredientes sem conservantes, corantes ou aromatizantes. Os cursos são online ou presencial, com duração de três dias, incluído dois dias de estágio, com almoço e coffee break.

Já a Gelato University Carpigiani, fundada em 2003 para difundir a cultura do tradicional gelato artesanal italiano, oferece Certificado Internacional com aulas práticas e teóricas. No Brasil, a Gelato University fica na sede da empresa Metalfrio, em São Bernardo do Campo (SP), onde as aulas são ministradas pela Maestra Gelatiere Carolina Nannini, formada pela Carpigiani Itália, também com graduação em Gastronomia e Administração de Empresas.

A escola disponibiliza para os alunos o módulo básico, voltado para os iniciantes, que aprendem a desenvolver a parte produtiva, como as caldas e insumos. E o módulo intermediário, voltado para quem procura aperfeiçoar as técnicas e alcançar a formação de Maestro, podendo assim concluir o nível avançado na sede da empresa na Itália. As aulas do módulo intermediário abrangem as principais matérias-primas e suas funções no balanceamento da receita.

Fispal sorvetes 3.png

Presencial e virtual

A edição deste ano da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, que tem a expectativa de reunir mais de 50 mil visitantes de todo o Brasil e 1.800 marcas expositoras, traz outra novidade: é híbrida (presencial e digital), com exposição no pavilhão e a oportunidade do público de acompanhar alguns takes da feira também na Plataforma Fispal Food Digital, que conecta compradores e fornecedores por meio de seus eventos durante os 365 dias do ano. Para assistir ao evento online, acesse a nossa plataforma virtual clicando aqui.

O evento presencial da Fispal Food Service é organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.

O Banco do Brasil e o Governo Federal patrocinam a Fispal Food Service.

 

FFS_Credenciamento.png 

Serviço:

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes

Data:  07 a 10 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: Expo Center Norte

Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

 

LEIA MAIS

Fispal Sorvetes 2022: um universo de cores e sabores gelados no pavilhão

Veja os takes do segundo dia de Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022

Indústria 4.0 alavanca a produtividade de sorvetes

Primeiro dia da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 marca reencontro do setor de alimentação fora do lar

Fispal Sorvetes oferece novas experiências ao setor

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar