Na Fispal Tecnologia 2025, as inovações voltadas para o setor frigorífico mostram que o futuro da indústria de alimentos passa pela automação, durabilidade e inteligência na operação. Mais de 100 fornecedores de equipamentos, tecnologias e soluções para frigoríficos e processamento de proteína animal participam desta edição, o que evidencia o potencial e a relevância desse segmento dentro da feira.

O destaque não é à toa, o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango. É fundamental investir na modernização dos frigoríficos, para manter a competitividade internacional, assegurando a rastreabilidade e elevando a eficiência produtiva — da linha de corte à embalagem.

Relacionado: 4 vantagens da energia solar para abatedouros e frigoríficos: Soluções inteligentes para frigoríficos

Eficiência e inovação em cada etapa da cadeia frigorífica

Empresas como Bertolini, Markem-Imaje e General Master apresentam soluções que visam aumentar a produtividade, reduzir perdas e garantir maior controle dos processos — mesmo em ambientes com condições extremas, como os de refrigeração.

Entre os destaques está a Bertolini, que aposta em duas soluções para armazenamento e proteção nas estruturas frigorificadas. “Estamos trazendo o carro satélite, uma solução de armazenagem semi-automática para multiprofundidades, que garante maior aproveitamento do espaço, além de mais seletividade e mais SKUs por estrutura em comparação com o drive-in convencional”, afirma Israel Schimitz, Key Account Manager da empresa.

Além disso, a Bertolini apresenta uma inovação que promete reduzir drasticamente os custos com manutenção: as barreiras flexíveis. “Ao contrário do aço, que se deforma e precisa ser substituído após colisões, o material flexível absorve a energia do impacto sem danificar o piso, o equipamento ou a empilhadeira. O investimento inicial pode ser maior, mas a longo prazo representa uma economia real para o frigorífico”, completa Schimitz.

Codificação de alto desempenho para ambientes desafiadores 

No campo da codificação industrial, a Markem-Imaje destaca impressoras projetadas especificamente para resistir ao ambiente agressivo da cadeia fria. “As impressoras a jato de tinta que trouxemos têm alto grau de proteção contra umidade e poeira, mantendo a performance mesmo após lavagens constantes. Já as impressoras a laser eliminam o uso de consumíveis e operam em alta velocidade”, explica Murilo Longo, líder de Marketing da empresa. 

Todas as soluções são integradas ao software Colos, segundo o executivo, o que permite o gerenciamento em tempo real das linhas de produção e monitoramento de indicadores como o OEE (Overall Equipment Effectiveness — em português, Eficiência Global dos Equipamentos).

Para quem busca codificação com rapidez e intuitividade, a General Master lança as CIJs modelo 910 e 920 High Speed. “A grande novidade é a tela 100% touch, com operação intuitiva e possibilidade de remoção para posicionamento junto à embaladora, facilitando o uso no dia a dia”, destaca Renato Gaspar, técnico especialista da empresa. Os equipamentos são capazes de imprimir QR Codes, códigos de barras e operar com diferentes volumes e velocidades — inclusive em linhas padrão ou de alta produção.

O cenário otimista da feira também é refletido pelo público. “Percebemos um movimento intenso e qualificado, tanto de clientes que já conhecemos quanto de novos contatos. A Fispal está gerando ótimas oportunidades de negócio”, conclui Murilo Longo.

Com soluções que aliam tecnologia, confiabilidade e redução de custos, os expositores da Fispal Tecnologia 2025 reafirmam o papel estratégico da inovação para a competitividade dos frigoríficos brasileiros. Saiba mais sobre a Jornada do Frigorífico na Fispal Tecnologia 2025.