ABCZ levará integração entre genética e indústria frigorífica para a Fispal Tecnologia e TecnoCarne, em SP
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marcará presença na Fispal Tecnologia e na TecnoCarne 2026, que acontecem simultaneamente entre os dias 16 e 19 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Promovidos pela Informa Markets, os eventos reúnem os principais representantes da indústria de alimentos, bebidas e proteína animal da América Latina.
Representando a ABCZ nos dois eventos estará o gerente de Relações Internacionais da entidade, Juan Lebrón, reforçando a importância da conexão entre a pecuária e a indústria frigorífica, dois elos fundamentais para a produção de carne de qualidade e produzida de forma sustentável.
A Fispal Tecnologia apresenta soluções voltadas para áreas como automação de processos, embalagens, logística, refrigeração e inovação industrial. Já a TecnoCarne é reconhecida como o principal evento da cadeia produtiva da proteína animal da América do Sul, com foco na indústria frigorífica e em diferentes segmentos ligados ao processamento de carnes.
Para a ABCZ, o trabalho desenvolvido dentro das fazendas, com foco em melhoramento genético, eficiência produtiva e sustentabilidade, encontra continuidade na indústria, responsável por transformar esse potencial em um produto final que atenda às exigências do mercado e dos consumidores.
“Todo o esforço conduzido pelo produtor na fazenda só é valorizado se a indústria frigorífica processar corretamente esse produto, a carne. Então, é muito importante entender que não são ações independentes. Não são dois momentos; a fazenda tem uma conexão direta com a indústria. E, em última análise, com o consumidor final, que se beneficia do produto final”, destaca Juan.
Liderança mundial
Juntos, os segmentos do melhoramento genético e da indústria frigorífica compõem duas das mais importantes bases da cadeia produtiva da carne bovina, da qual o Brasil é líder global, tanto na produção quanto nas vendas para o exterior.
Em 2025, o país produziu mais de 11 milhões de toneladas de proteína vermelha. Desse total, mais de 4 milhões foram exportadas, movimentando acima de US$ 18 bilhões. O restante, representando 65% a 70% da produção total, é destinado ao mercado interno. Somando o consumo doméstico às exportações, a cadeia produtiva da carne nacional gera mais de R$ 987 bilhões movimentados.
Saiba mais sobre a ABCZ
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) atua desde 1934 no fortalecimento da pecuária nacional, apoiando produtores rurais em toda a cadeia produtiva. Com mais de 22 mil associados e presença em todo o Brasil, a entidade desenvolve ações voltadas ao melhoramento genético, à sustentabilidade e ao desenvolvimento do setor.
Para saber mais sobre a ABCZ e suas iniciativas, acesse: https://www.abcz.org.br/