Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 vantagens da energia solar para abatedouros e frigoríficos

Article-4 vantagens da energia solar para abatedouros e frigoríficos

4 vantagens da energia solar para abatedouros e frigoríficos.png
Descubra como a energia solar está revolucionando abatedouros e frigoríficos, trazendo eficiência, sustentabilidade e economia.

A energia fotovoltaica vem ganhando espaço continuamente em todo o mundo, possibilitando sua implantação em projetos de uso residencial, agrícola, comercial e industrial. Por isso, com o avanço da tecnologia das placas fotovoltaicas alinhada com a redução do custo de instalação, hoje já é plenamente possível implantar o sistema de energia solar para a geração de energia elétrica em abatedouros e frigoríficos, sempre com bastante eficiência.

Essa energia poderá ser utilizada em diversos processos dentro da indústria de proteína animal, como bombeamento de água, geração de energia para simples iluminação ou para acionar equipamentos e produção de frio para câmaras frigorificas. O diretor comercial da AWR Solar, Athos Rios, ressalta que os benefícios desta instalação vão a desde a economia na conta de energia até a contribuição para um desenvolvimento mais sustentável, por se tratar de uma energia muito mais limpa e renovável.

Além disso, Rios afirma que são poucas as adaptações necessárias para implantação do Sistema Solar Fotovoltaico no frigorífico ou abatedouro. “A maioria dos paneis solares são instalados em telhados ou em superfícies de solo com exposição solar, por isso causam baixo impacto nas construções existentes”.

O diretor lembra ainda que o sistema solar fotovoltaico se adapta a qualquer tipo de energia e o dimensionamento do sistema varia de acordo com o consumo energético do estabelecimento.

Tidas como uma das grandes soluções na geração de uma energia limpa, as usinas solares têm funcionamento simples. Basicamente, elas transformam a radiação liberada pelo sol em energia elétrica.

Vantagens para abatedouros e frigoríficos

Assim como pode ocorrer em diversos processos, sejam eles industriais, residenciais ou comerciais, a energia provinda do sol traz diversas vantagens a abatedouros e frigoríficos. Essas vantagens têm relação direta com a economia e com a sustentabilidade.

  1. Economia na Conta de Energia Elétrica: Rios ressalta que após a instalação do Sistema Solar fotovoltaico, o Consumidor deixará de pagar altos valores para receber energia elétrica. “Geralmente, o consumidor/empresário pagará apenas a Taxa mínima ou a Demanda Contratada”, comenta o diretor comercial da AWR Solar, Athos Rios;
  2. Contribuição com a Sustentabilidade: a energia solar é uma energia totalmente limpa, renovável e sem grandes impactos ambientais. Além disso, a energia será produzida e consumida no mesmo local, evitando assim perdas com deslocamento em cabos e fios;
  3. Maior vida útil e menor manutenção: painéis solares fotovoltaicos tem vida útil bastante elevada, além de necessitarem de menor manutenção;
  4. Melhora a imagem do empreendimento: hoje a energia solar é uma das grandes personagens da sustentabilidade, assim a empresa que dispões de painéis solares, certamente terá sua imagem melhorada perante a sociedade.

Por fim, os painéis solares se tornam cada vez mais potentes, ao mesmo tempo em que o custo vem diminuindo. Tal fato torna a energia solar uma solução economicamente viável, inclusive para abatedouros e frigoríficos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar