Historicamente no Brasil, estabelecimento de alimentação, especialmente restaurantes e bares, são considerados um bom negócio no Brasil. Além de gostarmos de comer fora de casa e nos reunirmos com os amigos nesses estabelecimentos, o aumento na renda da população nos últimos anos fez com que uma grande parcela da população começasse a usufruir de todas as vantagens de comer fora de casa.

Porém, os tempos mudaram. Com a chegada da crise econômica, estabelecimentos que atuam com alimentação fora do lar precisam se adaptar às novas condições de consumo, reduzir a margem de lucro e pensar em novas estratégias de marketing para não apenas atrair novos consumidores, como também fidelizar aqueles que já são clientes. E, quando se trata de atrair e fidelizar clientes, o marketing digital certamente é uma ferramenta poderosa.

Não é difícil adivinhar o porquê: com mais de 100 milhões de usuários nas redes sociais e quase um smartphone por habitante, é praticamente impossível (ou pelo menos ineficiente) chegar no seu público-alvo sem usar a internet. Mas antes de irmos para a parte prática, é muito importante entendermos o que é, de fato, marketing digital. Segundo a Resultados Digitais, uma das maiores empresas do setor no país, marketing digital é “o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet”. Ele se diferencia do marketing tradicional, basicamente, por duas razões principais:

  1. Envolve o uso de diferentes canais online, muitos deles gratuitos;
  2. Usa ferramentas e métodos permitem a análise dos resultados e mudanças de estratégia em tempo real.