Comprar carnes em plataformas online, pagar pela internet e receber os produtos com rapidez e qualidade na comodidade do lar. Parece impossível? Mas não é! Essa é uma realidade que está acompanhando as mudanças no perfil e nas necessidades do consumidor.
No atual momento, o mercado de carnes já está vivendo uma nova experiência: O delivery e o e-commerce de carnes. Em plataformas exclusivas, o consumidor faz o pedido pela internet e recebe o produto no conforto de sua casa.
Mas engana-se quem pensa que essa é uma inovação que surgiu apenas na pandemia. Segundo Tiago Albino, fundador e CEO da Içougue, marketplace que conecta milhares de lojas de carnes aos clientes em todo o Brasil, o delivery e o e-commerce não são as inovações do momento, mas sim as principais necessidades do momento.
“Esses modelos de negócio já existiam pré-pandemia, mas com ela se tornaram ferramentas essenciais para que o consumidor adquira suas carnes e respeite o distanciamento social”.
Por isso, convidamos você a conferir 5 dicas para desenvolver e gerenciar um eficiente e-commerce de carnes.
Faça um planejamento escrito do seu negócio
Antes de iniciar um projeto relacionado ao e-commerce de carnes, cabe ao empreendedor colocar na ponta do lápis todas as questões que envolvem esse novo negócio. Dependendo do modelo de negócio escolhido, não haverá a necessidade de uma estrutura física, como um marketplace de carnes.
O documento de planejamento deve conter informações sobre todas as necessidades do novo negócio, como logística, mercado potencial, tipos de carnes que serão vendidos, área de atuação, tecnologia adotada e valores de investimento.
Saiba como resolver as dores do público que deseja alcançar
Além de priorizar o planejamento inicial de um novo e-commerce, Tiago Albino diz que o empreendedor desse novo negócio deve também resolver as dores do seu público-alvo.
“Devemos resolver uma dor, seja ela de preço, prazo, mix, tempo de entrega ou outra de acordo com o público-alvo que pretendemos alcançar”.
Depois de bem definido o seu público alvo, o empreendedor terá pela frente algumas etapas também importantes como escolha de plataforma, mix de produtos, estoque, preços, logística, fotos das carnes e o mais importante, ações de marketing. “Serão essas ações de marketing as responsáveis por atrair o público para a plataforma de vendas”, diz o CEO do Içougue.
Esteja sempre atento aos erros mais comuns
Se o negócio for bem planejado e gerenciado, as chances de falhas em um e-commerce de carnes serão reduzidas significativamente. Mas mesmo assim, cabe ao empreendedor ter maior atenção a alguns pontos que podem colocar todo o negócio a perder.
Tiago Albino cita o time que vai operar a plataforma como aquele que está mais sujeito às falhas. “Esse time engloba a equipe de marketing, atendimento ao cliente, vendas, logística, etc”, diz.
Além do time da plataforma, o preço é outro ponto citado por Albino que merece maior atenção. “Cabe ao empreendedor se atentar ao que o mercado está praticando e tentar não estar muito acima da média e logística, sempre lembrando que a carne é um produto perecível e não pode ser entregue pelos correios”.
Conheça os desafios e invista em seus diferenciais
A venda de carne possui vários desafios, vendê-la por plataformas virtuais torna o desafio ainda maior, afinal cabe à plataforma vender um alimento perecível (carne) e entregá-lo na casa do comprador com qualidade, bom preço e no tempo hábil. “Há a necessidade de buscar uma boa embalagem e um bom parceiro logístico para fazer esse transporte”, comenta Albino.
O CEO do Içougue explica também que nos dias de hoje, um aplicativo é item fundamental para uma estratégia de venda online de qualquer produto, inclusive carnes.
“Atualmente, só o site não agrada mais o público, é preciso um APP (Google Play e Apple Store) para oferecer mais uma opção ao cliente”.
Por essa razão, o empresário lembra que será necessário construir um time de tecnologia, pois os problemas daí para frente serão outros, como infraestrutura de servidores, soluções de antifraude, entre outros novos desafios.
Futuro: omnichannel será um grande desafio
Para os próximos anos, o principal desafio do e-commerce de carnes vai ser, na opinião de Tiago Albino, o omnichannel, ou seja, uso da estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.
“O empreendedor precisa possuir um bom site e um bom aplicativo. Precisa também estar presente em muitas regiões e estar integrado em outras plataformas de marketplace e aplicativos”, completa.
A tendência de consumos específicos, como o vegano, também tende a aumentar. Por isso é preciso estar atento ao novo consumidor e seus novos hábitos, buscando oferecer produtos que possam atender novos mercados.
Por fim, o CEO e fundador do Içougue recomenda. “O empreendedor precisa ralar bastante e ter muita criatividade, somente assim ele conseguirá ser relevante vendendo carne (ou qualquer outro produto) por meio da internet”.