Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como desenvolver produtos clean label de forma descomplicada

27.08.2021_Como desenvolver produtos clean label de forma descomplicada.jpg
O clean label, ou rótulo limpo, é uma tendência que atende às exigências do consumidor moderno. Vamos entender mais sobre ele?

Você já ouviu falar em clean label? Ele pode ser traduzido como “rótulo limpo”. Esse tipo de produto vem ganhando cada vez mais força no setor alimentício.

Afinal, o consumidor está cada dia mais exigente e preza por produtos que proporcionem mais qualidade de vida e bem-estar. Porém, ele não pode ter dificuldades na hora de compreender os ingredientes de determinado produto.

Por isso, é preciso descomplicar! Assim, as empresas produtoras de alimentos precisam ter atenção com o clean label para atender bem às exigências do consumidor moderno.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o especialista e CEO da Boomi, Rafael Mendonça. Vamos aprender mais sobre essa temática? Continue a leitura!

Como funciona o clean label?

Rafael Mendonça explica como funciona o rótulo limpo: “Clean label nada mais é do que produtos com ingredientes limpos, ou seja, ingredientes provenientes da natureza. Nesse tipo de produto não há nenhum aditivo artificial, como: espessantes, aromatizantes, conservantes e corantes”.

Vale ressaltar que há uma oferta muito grande de produtos industrializados nas prateleiras dos mercados. Porém, produtos que seguem o movimento clean label ainda são raros nas gôndolas.

O CEO da Boomi explica que isso acontece porque “Geralmente a grande indústria usa aditivos para dar mais sabor, cor e textura aos alimentos. Assim, eles conseguem oferecer um produto saboroso, porém, nada saudável”.

Como criar produtos clean label de forma simples?

De forma resumida, clean label é “Fazer comida como nossos avós faziam, sem a utilização de aditivos”, explica Rafael.

Portanto, utilizam-se apenas ingredientes oferecidos pela natureza, como:

  • grãos;
  • sementes;
  • castanhas;
  • cereais;
  • vegetais;
  • frutas;
  • verduras;
  • legumes;
  • dentre outros.

Quais são os benefícios do clean label?

O principal benefício dos produtos com rótulo limpo é que ele proporciona mais saúde para todos.

Afinal, eles são feitos sem qualquer tipo de aditivo artificial. Assim, reduzem diversas doenças ocasionadas por uma alimentação inadequada.

“Além disso, também há benefícios para o meio ambiente. Isso porque, sem a utilização de aditivos químicos, conseguimos reduzir a poluição do solo, da água e dos lençóis freáticos”, reforça Rafael.

O que ainda pode ser evoluído quando o assunto é clean label?

A principal dificuldade que o consumidor tem é entender se o produto é clean label ou não. Isso acontece porque existem muitos nomes difíceis e técnicos na lista de ingredientes.

“Por isso, ter um selo de identificação que mostra que o produto tem aditivo, iria alertar o consumidor”, explica Rafael. Dessa maneira, ficaria muito mais fácil compreender que o alimento tem aditivos artificiais.

Esse selo adicional já acontece com os alimentos transgênicos, onde é obrigatório para as empresas inserirem esse indicativo na embalagem.

Como desenvolver produtos clean label?

Para desenvolver produtos clean label é essencial contar com uma equipe especializada e preparada para lidar com o assunto.

“Produtos clean label são, geralmente, desenvolvidos por nutricionistas ou engenheiros de alimentos. Esses profissionais possuem expertise para saber qual é a melhor combinação de ingredientes para desenvolver um produto saudável, com sabor e textura agradáveis aos consumidores”, finaliza Rafael.

Gostou de aprender mais sobre os produtos clean label? Se sim, aproveite e leia também: A melhor embalagem é "Always Beta". Boa leitura!

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar