O aditivo em pó dióxido de titânio, ou TiO2, vem sendo usado mundialmente como corante da cor branca nas indústrias de alimentos, bebidas, farmacêuticas e cosméticos. Também chamado de E171 ou INS 171, tinha como principal função tornar produtos brancos, especialmente de confeitaria, visualmente mais atraentes.
Não foi à toa que esse ingrediente se consolidou como um pigmento branco na indústria de alimentos e bebidas. Seu pequeno tamanho de partícula faz como que seu índice de refração seja alto, resultando em um alto poder de coloração branca. No entanto, agora o TiO2 está fadado a ficar no passado, pois estudos científicos mais recentes têm mostrado que não é possível comprovar que é seguro consumi-lo.
Ainda mais grave são as análises que relacionam o aditivo alimentar à possibilidade de câncer. Assim, o aditivo foi proibido na indústria de alimentos francesa, já está banido em todos os países europeus, e ainda pode ser vetado em outros mercados, inclusive no brasileiro.
Por outro lado, a Döhler contribui para levar a indústria de alimentos para o futuro ao desenvolver o White Diamond - um ingrediente natural que tem a mesma função que o dióxido de titânio, com benefícios e ainda é comprovadamente saudável e seguro.
Confira o que dizem os estudos sobre o dióxido de titânio e conheça a aplicabilidade do White Diamond na indústria de alimentos baixando gratuitamente o material rico:
Registre-se para fazer download desse recurso
Cadastre-se e receba informações de ponta, pesquisas e opinião de especialistas sobre o setor alimentício, da indústria ao food service. Tenha acesso a todo conteúdo premium.
Registrar Agora