Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Defumação de carnes: uma técnica de conservação ancestral

Defumação de carnes: uma técnica de conservação ancestral
A defumação é um dos métodos de conservação mais antigos e foi aprimorado para fornecer aroma, sabor e aparência às carnes. Saiba mais neste material rico de Ana Karoline Ferreira.

A defumação é um dos métodos de conservação mais antigos utilizados pela humanidade, juntamente com a salga e a secagem. Em tempos bastante remotos foi descoberto, de forma empírica, que as carnes penduradas acima do fogo eram preservadas pela ação combinada de secar e defumar, que muitas vezes eram precedidas por prévio tratamento com sal ou salmouras.

Desta maneira, a defumação prolongava a vida útil e alterava as propriedades sensoriais das carnes, o que as tornava muito mais atrativas para o consumo.

Baixe o material rico e saiba mais sobre a história da defumação e a ciência por trás dessa técnica milenar, como o processo de decomposição da madeira, os compostos presentes na fumaça e os principais métodos de defumação. Boa leitura!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Food Connection lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.