O consumo de suplementos alimentares segue crescendo. E um dos motivos para isso é o aumento da confiança do público nos resultados que os produtos podem trazer em questões estéticas e de saúde. 

“Benefícios comprovados, marcas confiáveis e naturalidade” têm levado a uma maturação do setor e aumento das vendas. A percepção é de Francisco Neves, diretor geral da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos. Para ele, “alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos são fatores que influenciam a decisão de compra” dos consumidores, para além da garantia de qualidade e resultados.   

Um levantamento da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) mostrou que o consumo de suplementos cresceu 6% entre janeiro de setembro de 2024 em comparação com o ano anterior. Os dados são do último boletim divulgado pela associação. Só no mês de setembro o aumento foi de 21,5%. 

Confiança e marketing digital

De acordo com YouGov, empresa de pesquisa, os hábitos digitais também têm um papel crucial nessa transformação. Conforme a pesquisa, os consumidores latinos-americanos estão mais receptivos às estratégias de marketing digital do que a média global, o que reforça a importância de campanhas publicitárias bem direcionadas. 

Redes sociais como Instagram, YouTube e WhatsApp são as principais fontes de informação sobre suplementos, e a interação com influenciadores desempenha um papel fundamental na tomada de decisão de compra.

Outro ponto importante é a crescente preocupação dos consumidores com a qualidade dos produtos. Isso sucede períodos anteriores em que o consumo de suplementos alimentares esbarrava na falta de comprovação científica da eficiência dos produtos e das marcas ou mesmo na falsificação de alguns itens. 

Demandas 

Segundo Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD, “o crescimento tanto do consumo de alimentos para fins especiais quanto da geração de empregos no setor, refletem a confiança dos consumidores e o dinamismo das empresas oferecendo inovações em produtos que atendam à demanda de bem-estar e saúde na alimentação”. 

Gislene complementa que “esses esforços e seus resultados positivos abrem oportunidades para melhoria contínua e fortalecimento da gestão, fatores essenciais para sustentar essa trajetória de crescimento do setor neste ano”.  

América Latina e as peculiaridades dos mercados

Na América Latina como um todo, o consumo também aumenta, impulsionado pelo aumento da conscientização sobre a saúde e bem-estar, além da busca por prevenção de doenças e melhoria do desempenho físico

Segundo Francisco Neves, da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos, os principais objetivos dos consumidores ao utilizar suplementos incluem: melhoria da estética corporal, aumento de massa muscular, redução de gordura corporal e recuperação pós-exercício. 

Para ele, tal comportamento é induzido pelo desenvolvimento econômico dos países LATAM e pelo aumento do poder de compra, tornando os suplementos mais acessíveis e a um público diversificado. 

O executivo destaca a diferença dos principais objetivos dos usuários ao consumir suplementos a depender da região. No Peru, a suplementação está associada principalmente a práticas preventivas de saúde. Já na Colômbia, os consumidores valorizam experiências interativas e informações detalhadas sobre os produtos. 

Segundo a Associação Nacional de Anunciantes do Chile, 67% dos consumidores comparam e cotam antes de comprar e 50% sempre olham revisões ou avaliações antes de decidir.

“Essas diferenças culturais, inclusive, são fundamentais para as marcas que desejam expandir sua atuação no setor”, explica Neves.