Desde seu surgimento, os produtos plant-based, ganharam amplo destaque no Brasil. Com soluções que entregam opções mais saudáveis, saborosas e rótulos limpos – fatores muito importantes e apreciados pelo consumidor moderno – o mercado de proteínas alternativas no Brasil está em evolução. De acordo com pesquisa realizada pelo The Good Food Institute (GFI), que analisou as demandas de consumo dessa categoria, metade das pessoas entrevistadas já reduziram seu consumo de carne nos últimos 12 meses e 39% disse consumir alternativas vegetais para substituir produtos de origem animal, pelo menos três vezes por semana.
Segundo Rafael Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios na América Latina da Kerry, é natural relacionar soluções plant-based, a hambúrgueres vegetais, devido a ampla divulgação da primeira linha de produtos da categoria. Mas não reflete a atual realidade e há inúmeras possibilidades para quem quer desbravar este “mar” de oportunidades. “É possível encontrar de sorvetes, molhos e snacks a carnes alternativas e diversos produtos lácteos. Todos plant-based, frutos da evolução da indústria. Já existe no Brasil até mesmo uma “posta de salmão”, preparada com proteína de ervilha, extrato natural de páprica, sem adição de soja e rico em Ômega 3.”, diz.
“Existe um elevado potencial de mercado para marcas que conseguem superar barreiras de preço, sabor e textura, por isso ter um parceiro de negócio à altura dos desafios é essencial para alcançar o sucesso” diz Rafael Santos. A Kerry é líder em Taste & Nutrition, e oferece soluções completas para a indústria alimentícia, por meio de sua plataforma global Radicle™. De acordo com o executivo, trata-se de um portfólio exclusivo de soluções sustentáveis de alimentos à base de plantas, que são nutricionalmente otimizados com rótulos mais limpos, sabores deliciosos e texturas atraentes, que ajudam as empresas a inovar e vencer no mercado de plant-based.
“A Kerry oferece soluções tanto para empresas que são novas neste mercado e não sabem como começar, quanto para aquelas que já lançaram produtos plant-based, mas precisam melhorar atributos do produto ou fatores associados à sustentabilidade e custo. Nosso time auxilia desde a seleção da proteína vegetal sustentável mais adequada para o produto até soluções de modulação, para o mascaramento de sabores e notas indesejáveis da fonte de proteína”, finaliza.
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