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New Product Zone: uma vitrine de tendências e novos produtos na FiSA

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A atração dos três dias da FiSA apresentou logo na entrada da feira vitrines com produtos inovadores, do mundo todo, e contou com palestras sobre tendências de consumo e de comportamento.

O New Product Zone, atração dos três dias da FiSA, tomou espaço com o propósito de ser uma janela para o futuro da alimentação. De 9 a 11 de agosto, na entrada do pavilhão no São Paulo Expo, vitrines apresentaram produtos inovadores. O espaço contou ainda com palestras sobre tendências de consumo e de comportamento. O objetivo foi inspirar os fabricantes a repensarem o portfólio de suas empresas e construir novas estratégias.

As palestras foram ministradas por profissionais da Mintel, empresa global de pesquisas de mercado. Os temas selecionados chamaram a atenção pela diversidade: de snacks, food service e metaverso a bem-estar e alimentos à base de plantas. 

Raquel Logato, client success manager da Mintel, falou sobre como a indústria de alimentos pode se associar a hábitos de bem-estar de maneira menos convencional. Pontos como saúde mental e sexual, além do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, têm ganhado relevância e podem ser vistos como oportunidades.

Alguns produtos já têm explorado essas novas vertentes, como bebidas hidratantes e snacks práticos que podem ser compartilhados com os amigos, num encontro em casa ou no bar. As marcas também têm incorporado discursos de autoexpressão e autoaceitação, e buscado se conectar com consumidores que anseiam por hábitos saudáveis, mesmo tendo pouco tempo disponível.

Nesse caso, a praticidade é a aposta da Seara Alimentos, com o Snacks Seara Gourmet, que une carboidrato e proteína e, assados em forno à lenha, a crocância ganha destaque. Outro produto da marca é o Filé de Peito de Frango In Natura Suculentíssimo, que atende o consumidor que utiliza essa proteína nas refeições do dia-a-dia, com a inovação de trazer a retenção de umidade, proporcionando melhor textura e suculência como as de um produto in natura.

Para atender ao consumidor vegano, a Sol de Minas trouxe o pão de queijo MatchaMate, união da tradicional receita de pão de queijo mineiro com a cor e sabor do chá mate verde orgânico, num percentual de 5%. Outro produto também acrescido da erva mate orgânica gaúcha é a Magian Cacao, chocolate branco 37%. Os concentrados de frutas e vegetais são a aposta da GNT Brasil – EXBERRY®, ingrediente natural vegano e plant-based, que substitui os tradicionais aditivos corantes, elaborado com frutas e vegetais, sem solventes químicos, só com processos físicos e água. Na linha de orgânicos, a Döhler apresentou o concentrado de aveia orgânico, ingrediente com excelente performance sensorial e nutricional para o desenvolvimento de lácteos clean label.

Para atender uma tendência de mercado que também veio com a pandemia, a de fazer pães em casa, a Lesaffre desenvolveu o primeiro fermento biológico seco com adição de massa madre desidratada e melhorador, em formato de 13g para o mercado B2C. O produto facilita sovar a massa, prolonga o frescor e dá mais sabor ao pão feito em casa. “A pandemia trouxe o bem-estar para o centro da vida das pessoas. Elas têm buscado mais produtos e serviços que, de alguma forma, compensem e suavizem um dia estressante, sobrecarregado e difícil”, disse Raquel Logato.

Como opção para a fabricação de carne e bebidas vegetais, chocolates, panificação e alimentos em geral, a Cisbra fabrica a farinha de girassol, que traz 48% de proteína, a farinha de lentilha vermelha e a farinha de ervilha - esta utilizada como base para produções plant-based e também para coloração natural de alimentos.

Segundo a client success manager da Mintel, hoje as pessoas quando vão ao mercado querem encontrar produtos com a segurança que são saudáveis, e não ver mais a indústria como vilão. “A gente teve essa troca: antigamente a indústria era aquela que dizia –estou dizendo o que é bom -, mas hoje o consumidor diz “eu sei o que é bom para mim”. Então vamos criar esse diálogo: a gente senta e conversa e você produz o que é bom para mim”, concluiu Raquel.

Outras atrações que enriqueceram a experiência na FiSA este ano foram o Technology Bootcamp by Intercompany, espaço dedicado à interseção entre a indústria de alimentos e a tecnologia; o 1º Hub Regulatório, curso organizado pelas empresas Regularium e Meta Regulatória para ensinar os fornecedores a homologar ingredientes na lista positiva da Anvisa; e o Lounge Choco & Coffee by Prova, que ofereceu uma variedade de sabores e inovações em bebidas à base de café, chocolate, choco bomb e biscoitos com extratos e aromas brown notes, além de mascaradores em produtos proteicos. 

Transmissões online

Quem não pôde comparecer ao pavilhão São Paulo Expo teve a oportunidade de acompanhar alguns takes da FiSA por meio da plataforma digital FiSA Xperience. Além de assistir às transmissões na plataforma, o público teve a chance de entrar em contato com os expositores e de conferir os conteúdos do Warm Up, evento digital de aquecimento da feira híbrida.

Mesmo com o encerramento do evento híbrido, os profissionais da indústria poderão continuar a desfrutar de conteúdos exclusivos, incluindo momentos do Summit Future of Nutrition, na plataforma FiSA BrainBox.

TAG: fisa
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