Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inteligência artificial na indústria de ingredientes é destaque no Summit Future of Nutrition

Article-Inteligência artificial na indústria de ingredientes é destaque no Summit Future of Nutrition

Último dia do Summit Future of Nutrition debate a importância dos alimentos funcionais e nutracêuticos como promotores da saúde.png
Principal congresso do setor acontece durante a FiSA, nos dias 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A 26ª edição da Fi South America, o principal evento de ingredientes alimentícios e bebidas da América do Sul, que ocorre de 6 a 8 de agosto, traz à tona um tema crucial: a inteligência artificial (IA) como uma solução para um setor alimentício mais sustentável.

Nos últimos anos, a IA tem sido uma força motriz na transformação da indústria alimentícia, revolucionando os processos de produção e moldando o futuro da alimentação global.

Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado de IA no setor alimentício deve ultrapassar 11 bilhões de dólares até 2027, refletindo um crescimento exponencial à medida que as empresas buscam soluções inovadoras para os desafios atuais do mercado.

Paralelamente a esse movimento econômico, uma pesquisa da Sodexo revela que 79% da população mundial considera urgente a adoção de sistemas alimentares mais saudáveis - no Brasil, esse número sobe para 89%. “O sistema agroalimentar precisa se redesenhar. Nós precisamos aumentar a nossa capacidade produção de alimentos, mas a forma como produzimos alimentos hoje é insustentável”, afirma Gustavo Henrique Rocha, CEO da Nutricandies.

A Nutricandies, uma startup que trabalha com modelos de economia regenerativa para transformar subprodutos em superalimentos, traz sua expertise para a Fi South America 2024, no painel “Alimentação do futuro: como a inteligência artificial e outras tecnologias moldam novos produtos e ingredientes”.

[FiSA]Botão-Credenciamento-Summit (1).gif

Pesquisa e desenvolvimento de produtos

No âmbito da pesquisa e desenvolvimento de produtos, a IA tem se mostrado uma ferramenta valiosa para elevar os padrões de qualidade e construir um futuro alimentar mais inteligente e sustentável. Cynthia Pereira, Diretora e P&D da NotCo no Brasil, uma empresa que produz alimentos à base de plantas utilizando softwares de IA, compartilha: “A inteligência artificial pode me ajudar a chegar a uma alternativa muito mais rápida e de maneira muito mais eficiente”.

No entanto, o uso de tecnologias de IA ao longo do processo produtivo apresenta desafios. É fundamental encontrar um equilíbrio entre eficácia e confiabilidade, bem como harmonia na interação homem-máquina. “Os casos de sucesso que temos só acontecem quando temos profissionais de diversas áreas trabalhando em conjunto com a inteligência artificial, entendendo as limitações tanto dos softwares quanto das pessoas”, destaca Cynthia.

Produção e distribuição de insumos com máximo aproveitamento

Já no âmbito operacional, Gustavo Rocha traz a experiência da Nutricandies, que aplica algoritmos avançados para auxiliar no monitoramento de qualidade de ingredientes, matérias primas e insumos alimentares, desde a produção agrícola até a distribuição. Isso, segundo ele, permite a redução de desperdícios e prejuízos ao longo da cadeia de suprimentos alimentares, mas não tira a responsabilidade ou a necessidade do acompanhamento de agentes fiscalizadores de qualidade e segurança alimentar.

O que há de mais novo, tecnológico e sustentável no setor de alimentos e bebidas

A Fi South America 2024, com foco em Inovação e Sustentabilidade, visa destacar oportunidades e iniciativas que valorizam os biomas brasileiros e da América Latina. “Este ano, queremos destacar iniciativas que estão impulsionando o desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores. Diante das crescentes preocupações socioambientais, o momento nos pede para ir além da elaboração de alternativas para alimentos saudáveis e nutritivos. Precisamos debater soluções que permitam processos de produção mais sustentáveis, equilibrados e diversos, e esse é o nosso compromisso para marcar a edição de 2024”, avalia Diane Coelho, gerente da FiSA.

Valores especiais no segundo lote

Com valores promocionais, o Summit Future of Nutrition já está em seu segundo lote. Ao adquirir seu ingresso, você terá direito a toda a grade do congresso, poderá conferir os 3 dias da Fi South America, garantir sua vaga no Innovation Tour e ainda ter seu certificado de participação.

Confira a programação completa no site e garanta a sua vaga!

Summit Future of Nutrition - segundo lote.png

 

TAG: Tecnologia
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar