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Como agradar o consumidor que cozinha em casa e é mais exigente

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Pesquisa revela que 73,3% dos consumidores está mais exigente com os restaurantes, reflexo de ter cozinhado mais em casa durante a pandemia.

A pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., levantou a hipótese de que a exigência das pessoas em relação à qualidade da comida dos restaurantes, bares e afins havia subido, como uma consequência do hábito de cozinhar mais em casa durante o período de pandemia.

A partir dos resultados obtidos pelo estudo, a hipótese se confirmou: 73,3% dos entrevistados disseram que passaram a cozinhar mais em casa e, por isso, tornaram-se mais exigentes com a qualidade dos restaurantes.

Ainda nessa perspectiva, foi perguntado aos respondentes que passaram a cozinhar mais em casa se esse hábito se manterá no pós-pandemia. Chama atenção que quase 78% desse público pretende, total ou parcialmente, seguir cozinhando em casa com frequência. Uma parcela considerável mostrou-se indiferente (13,6%) e os que discordam somam 8,5%.

Confira quais os principais hábitos adquiridos pelo consumidor durante a pandemia:

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Para falar um pouco mais sobre a pesquisa e apresentar algumas ideias sobre como agradar o consumidor moderno, que está cada vez mais exigente, o Food Connection conversou com o chef Lucas Caruezo, do restaurante Quadrado, que fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista.

 

Como reflexo da pandemia, o consumidor está cada dia mais exigente

Analisando os números da pesquisa, o chef Caruezo conta que notou a mudança no comportamento dos consumidores, que se tornaram mais exigentes com a pandemia.

“Os clientes se tornaram muito mais observadores e detalhistas. Por isso, é importante que os restaurantes também sejam mais detalhistas na hora de empratar, decorar e servir”, destaca o chef.

Para atender às necessidades do público, o chef destaca que é importante ter novidades no cardápio, apresentando novos produtos e sabores que vão surpreender os clientes. “Para agradar ao consumidor moderno, experimente oferecer algo que ele não possa fazer com tanta facilidade em casa”.

Caruezo listou mais alguns pontos de atenção para agradar o consumidor mais exigente e conquistar a fidelidade dos clientes:

  • oferecer um atendimento qualificado e diferenciado;
  • explicar como funcionam os processos e qual é a origem dos alimentos que estão nos pratos;
  • oferecer uma boa experiência ao consumidor.

 

Como atrair e fidelizar o consumidor do restaurante

Caruezo explica que, para atrair e fidelizar o público, é fundamental ter atenção aos detalhes, desde os mais simples, como chamar o cliente pelo nome, até entender a sua realidade e surpreender as suas expectativas, por exemplo, oferecendo algo fora do cardápio que ele pediu e gostaria de experimentar.

“É importante oferecer experiências diferentes para que o cliente entenda que o restaurante é de qualidade e queira continuar frequentando”, alerta o chef do Quadrado.

Para saber mais sobre os novos hábitos e preferências do consumidor, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia, confira a pesquisa O Futuro do Food Service na íntegra. Faça o download gratuito.

 

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