O mercado de Pet Food vem se consolidando como um dos segmentos mais promissores dentro da indústria de alimentos. Embora a maioria dos expositores da Fispal Tecnologia já ofereçam soluções voltadas para esse nicho, este ano o setor ganha ainda mais destaque com a criação da Jornada Pet Food. A iniciativa mapeia e organiza as soluções já existentes — que incluem tecnologias voltadas à logística, automação de processos e higienização industrial — para facilitar a experiência dos visitantes que atuam ou desejam ingressar nesse mercado em plena expansão.
Entre os expositores, há quem já atue há anos com a cadeia produtiva de alimentos para animais e enxerga o momento atual como decisivo para a consolidação. É o caso da Bertolini, especializada em sistemas de armazenagem e soluções logísticas customizadas, que atende desde grandes fabricantes até redes de varejo. “O tipo de solução que ofertamos ajuda a otimizar áreas de estoque e melhorar a operação fabril com seletividade e segurança. Para o setor de Pet Food, entregamos estruturas semi-automatizadas que aproveitam ao máximo o pé-direito e aceleram o fluxo operacional”, explica Sérgio Barreto, gerente regional de vendas.
A busca por qualidade e sanidade também impulsiona a adoção de padrões mais rígidos de higienização. A Brasmo, empresa catarinense com foco em segurança e limpeza industrial, reforça sua atuação nesse segmento. “A linha Pet Food tem se tornado cada vez mais relevante. Todos os nossos produtos são desenvolvidos com materiais adequados ao contato com alimentos, o que garante inocuidade tanto na produção de alimentos para humanos quanto para pets. Além disso, oferecemos soluções que permitem separar processos por cores, otimizando a organização e a limpeza”, afirma Rafael Scheffer, gerente comercial.
A automação em processos finais também ganha destaque no contexto atual, com soluções que aceleram e tornam mais eficiente a entrega dos produtos ao mercado. A Mesal, fabricante de sistemas de encaixotamento e paletização destaca a integração total da linha como diferencial. “A gente percebe um crescimento claro no setor e, por isso, desenvolvemos soluções como o encaixotamento robótico, que se encaixa perfeitamente nesse mercado. Desde o transporte até a paletização, conseguimos oferecer uma linha completa e adaptável às necessidades do cliente”, explica Miguel Gava, gerente comercial.
O setor pet tem apresentado números positivos, e seu crescimento foi de cerca de 25% em faturamento ao longo dos três últimos anos, de acordo com dados divulgados pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e pelo Instituto Pet Brasil. Em 2024, isoladamente, o faturamento chegou a R$ 75 bilhões, e o pet food representa 54% desse valor. Entre os motivos dessa pujança está o fato de que, atualmente, os pets são considerados parte da família: existe 1,8 pet por residência no Brasil, um universo de mais de 160 milhões de animais. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Serviço
Data: 24 a 27 de junho de 2025
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo/SP
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | Sexta-feira: 13h às 18h
Ingressos no site: www.fispaltecnologia.com.br
Tags