A diversidade gastronômica brasileira ganhou protagonismo entre os expositores no último dia da Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, com empresas que trazem ao público produtos regionais autênticos, feitos com matérias-primas selecionadas, processos artesanais e forte ligação com as tradições locais. Com origens no Pará, Minas Gerais e Paraná, as marcas apresentaram alimentos que representam mais do que sabores, são expressões culturais embaladas para o mercado nacional.
De Curitiba, a Crituts, empresa especializada em biscoitos artesanais, apresentou uma linha de grissinis e lascas de inspiração italiana, mas com identidade brasileira. Os produtos são feitos à mão, sem aditivos ou conservantes, e já circulam em empórios, mercados e lojas de vinhos de todo o país.
“Nós ‘abrasileiramos’ a receita italiana e mantivemos a tradição artesanal. Nossos grissinis são trançados à mão, o que garante crocância, sabor e um diferencial autêntico em relação ao que existe no mercado”, explica Gustavo Farhat, diretor da empresa. “Participar da feira é uma honra, porque conseguimos mostrar nossa marca para o Brasil todo, ouvir feedback direto dos visitantes e reforçar nossa presença no setor.”
Já no norte do país, um açaí 100% puro, vindo diretamente de Abaetetuba, no Pará, chamou a atenção pelo compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. Respeitando os métodos tradicionais amazônicos, o Açaí Paraense, que já distribui seus produtos para diversas regiões do Brasil, fez sua estreia na Fispal.
“Nosso objetivo aqui é fazer com que mais pessoas conheçam o verdadeiro açaí paraense. Temos um produto puro, sem mistura, e é muito importante para nós que essa autenticidade seja valorizada”, afirma Andréia Teles, coordenadora de logística.
De Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, o destaque foi para um doce de leite intenso e de coloração mais escura, resultado de um cozimento prolongado e da ausência total de espessantes, aromatizantes ou conservantes. A Rocca, que há dez anos se dedica à produção do doce em sua forma mais pura, aproveitou o evento para apresentar a sua nova linha de food service.
“O nosso doce de leite é feito só com leite e açúcar. O cozimento mais longo dá essa cor escura e um sabor mais profundo”, explica Rosi Barbosa, diretora da empresa. “Trouxemos nossa linha para o food service há pouco mais de um ano e ela se encaixou perfeitamente na produção de sorvetes.”
Matéria de Redação Fispal Sorvetes
Redação Fispal Sorvetes
Ver Artigos
Sabores do Brasil se destacam em experiências artesanais na gastronomia regional
Por Redação Fispal Sorvetes -