A diversidade gastronômica brasileira ganhou protagonismo entre os expositores no último dia da Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, com empresas que trazem ao público produtos regionais autênticos, feitos com matérias-primas selecionadas, processos artesanais e forte ligação com as tradições locais. Com origens no Pará, Minas Gerais e Paraná, as marcas apresentaram alimentos que representam mais do que sabores, são expressões culturais embaladas para o mercado nacional.

De Curitiba, a Crituts, empresa especializada em biscoitos artesanais, apresentou uma linha de grissinis e lascas de inspiração italiana, mas com identidade brasileira. Os produtos são feitos à mão, sem aditivos ou conservantes, e já circulam em empórios, mercados e lojas de vinhos de todo o país.

“Nós ‘abrasileiramos’ a receita italiana e mantivemos a tradição artesanal. Nossos grissinis são trançados à mão, o que garante crocância, sabor e um diferencial autêntico em relação ao que existe no mercado”, explica Gustavo Farhat, diretor da empresa. “Participar da feira é uma honra, porque conseguimos mostrar nossa marca para o Brasil todo, ouvir feedback direto dos visitantes e reforçar nossa presença no setor.”

Já no norte do país, um açaí 100% puro, vindo diretamente de Abaetetuba, no Pará, chamou a atenção pelo compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. Respeitando os métodos tradicionais amazônicos, o Açaí Paraense, que já distribui seus produtos para diversas regiões do Brasil, fez sua estreia na Fispal.

“Nosso objetivo aqui é fazer com que mais pessoas conheçam o verdadeiro açaí paraense. Temos um produto puro, sem mistura, e é muito importante para nós que essa autenticidade seja valorizada”, afirma Andréia Teles, coordenadora de logística.

De Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, o destaque foi para um doce de leite intenso e de coloração mais escura, resultado de um cozimento prolongado e da ausência total de espessantes, aromatizantes ou conservantes. A Rocca, que há dez anos se dedica à produção do doce em sua forma mais pura, aproveitou o evento para apresentar a sua nova linha de food service.

“O nosso doce de leite é feito só com leite e açúcar. O cozimento mais longo dá essa cor escura e um sabor mais profundo”, explica Rosi Barbosa, diretora da empresa. “Trouxemos nossa linha para o food service há pouco mais de um ano e ela se encaixou perfeitamente na produção de sorvetes.”