A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes 2025, maiores e mais importantes feiras do setor de alimentação fora do lar na América do Sul, realizam sua próxima edição de 27 a 30 de maio, em um novo local: o Distrito Anhembi, em São Paulo. Com quatro décadas de trajetória, as feiras consolidaram-se como epicentro de inovação, conhecimento e transformação do mercado, atraindo profissionais de toda a cadeia do food service – desde bares e restaurantes até padarias e pizzarias. Os eventos são vitrine para lançamentos de produtos inovadores, apresentação de tecnologias disruptivas e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável de um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira.

A cerimônia de abertura está programada para terça-feira (27), às 12h, na entrada principal do pavilhão, com a presença de representantes das associações parceiras e embaixadores, que serão recebidos por Clélia Iwaki, diretora de Negócios da Informa Markets, organizadora das feiras, e Daniel Corigliano, gerente de Negócios da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes.

O setor de alimentação fora do lar no Brasil, um dos maiores mercados do mundo com faturamento anual superior a R$ 210 bilhões, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), e demonstra forte crescimento, com a abertura de 148.232 novas empresas entre novembro de 2023 e novembro de 2024 (exceto MEI), de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A tecnologia e a inovação são apontadas como as principais locomotivas dessa ascensão, tornando a digitalização essencial para otimizar processos, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar a produtividade. O avanço tecnológico é acelerado e irreversível, com um aumento exponencial de fornecedores e soluções no Brasil.

Paralelamente, o mercado de sorvetes também evolui, impulsionado por um consumo per capita de 7,7 litros com potencial de crescimento, conforme  dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE). As tendências apontam para inovações em sabores, texturas e ingredientes, com foco em “indulgência permissível” (união de prazer e saudabilidade), personalização, experiências sensoriais e resgate de sabores regionais, além da adoção de tecnologias sustentáveis.

Em 2025, a expectativa é receber mais de 60 mil visitantes de toda a América do Sul e contar com a participação de mais de 2.200 marcas expositoras, oferecendo mais de 125 horas de conteúdo distribuídas em atrações e experiências. A mudança para o Distrito Anhembi proporciona uma infraestrutura moderna e ampla, permitindo o crescimento dos eventos e uma experiência aprimorada para os profissionais.

Destaques da edição 2025

  • Pavilhão de Tecnologia e Conexões FoodTechs: Destaque no evento, esta área conta com um pavilhão exclusivo dedicado à tecnologia, essencial para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. O espaço apresentará soluções que transformam o setor, como cardápios digitais, sistemas de autoatendimento, inteligência artificial para previsão de demanda, plataformas de gestão integrada (ERP), aplicativos de delivery e automação de cozinha. O Pavilhão abriga a atração Conexões FoodTechs, com curadoria da Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Esta arena de palestras e networking abordará temas como automação e IA, Internet das Coisas (IoT), pagamentos e pedidos inteligentes, logística e entregas automatizadas, sustentabilidade na cadeia de abastecimento e ERP e gestão integrada. Empresas como Repediu, Voxel Gestão, Falaê!, Tino e GreenPlat patrocinam a atração.
  • Lounge dos Embaixadores: Um espaço consolidado desde 2019, dedicado a levar conhecimento e conteúdo de 21 renomados chefs e especialistas. É um ambiente essencial para networking, troca de experiências e busca por inspiração, especialmente para pequenos estabelecimentos. Temas cruciais como gestão financeira, capacitação e retenção de mão de obra e combate ao desperdício serão debatidos. O espaço promoverá a interação direta com especialistas que vivenciam o dia a dia do food service. A diversidade de experiências, incluindo a perspectiva inspiradora do chef autista Clau Arruda, enriquece o conteúdo. Embaixadores destacam o papel da Fispal como catalisador de crescimento, insights valiosos e ferramentas práticas.
  • Arena Gelado Experience: A principal atração de conteúdo e experiência da Fispal Sorvetes, com curadoria e patrocínio da Duas Rodas e patrocínio ouro da Finamac (equipamentos). Oferecerá 11 aulas e palestras gratuitas com 100 vagas cada. A programação aborda inovações como sorvetes proteicos, açaí, gelatos e opções para pets. Tendências de mercado, tecnologia de produção e lançamentos serão apresentados.
  • Serviço de Desenvolvimento do Mercado (SDM): Projeto robusto com dez atrações de conteúdo e experiências curadas por especialistas. O SDM visa auxiliar empreendedores, focando especialmente micros e pequenos negócios, a se manterem atualizados e encontrarem caminhos sustentáveis. Atrações incluem Conexões FoodTechs, Fale com um Especialista, Oficina da Pizza, Arena Gestão e Saber, Lounge dos Embaixadores, entre outras.
  • Assistente de IA e Acessibilidade: Para auxiliar os visitantes, a feira conta com a assistente de inteligência artificial “Cuca”, que tira dúvidas e dá dicas para aproveitar o evento. Haverá também uma Central de Acessibilidade com profissionais de apoio, incluindo intérprete de Libras, para visitantes com deficiência.

Compromisso ESG e ações sociais

A Fispal reforça seu compromisso com a inclusão e a sustentabilidade, promovendo diversas ações com impacto social, ambiental e de governança (ESG). Em parceria com a Safrater, a feira apoia as campanhas “Cuida Alimenta” e “Amigos da Padaria Escola Tiãozinho”. Os visitantes podem contribuir com o Ingresso Solidário, obtendo 50% de desconto na entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o projeto Cuida Alimenta. A campanha “Amigos da Padaria Escola Tiãozinho” busca fortalecer a escola que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade em panificação e confeitaria, com certificação SENAI. A visibilidade na Fispal é estratégica para a Safrater ampliar parcerias e seu impacto social.

Outras iniciativas ESG incluem a reciclagem de lonas doadas à Safrater, o Programa Better Stands que incentiva o uso de materiais reutilizáveis, a utilização de carpete de PET reciclado (80% reutilizado), o encaminhamento de resíduos pós-evento para reciclagem, pontos de coleta para descarte consciente de credenciais para reutilização futura e a contratação de Pessoas com Deficiência.

Mais informações sobre as feiras acesse aqui.

Serviço:

Data: 27 a 30 de maio de 2025.

Local: Distrito Anhembi

Endereço:  Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP. 

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | Sexta-feira: 13 às 19h.