A inteligência artificial, a automação e a digitalização estão redesenhando os processos no setor de alimentação fora do lar, com soluções que vão do atendimento automatizado à produção industrial altamente eficiente. Na edição de 2025 da Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, essas tecnologias ganham destaque com inovações que promovem mais agilidade, precisão, personalização da experiência do cliente e redução de perdas operacionais – o que reflete em um movimento cada vez mais estratégico em busca de eficiência e escalabilidade.
A Natural Bot, startup brasileira especializada em IA para o food service, lança na feira o CoPiloto, um assistente de vendas baseado em IA Generativa que funciona diretamente no WhatsApp. A solução utiliza processamento de linguagem natural (PLN), compreensão de áudio e automação de pagamentos para criar um novo modelo de atendimento automatizado — com uma taxa de conversão até 76% superior à de chatbots tradicionais.
O diferencial está na interpretação de mensagens em linguagem informal, áudios e regionalismos, permitindo interações fluidas e personalizadas. “A grande vantagem está na camada de inteligência que aplicamos sobre o WhatsApp, um dos canais mais utilizados pelos deliveries brasileiros,” afirma Rafael Coffani, fundador da Natural Bot.
Já a Toledo do Brasil, referência nacional em tecnologia de pesagem na América Latina, apresenta a nova balança Prix 7T, que usa câmeras e inteligência artificial para identificar produtos automaticamente, agilizando a operação e reduzindo erros humanos.
Outro destaque da marca é o sistema MGV Cloud, que permite o gerenciamento remoto das balanças, incluindo edição de etiquetas personalizadas e funcionalidades de manutenção preditiva — identificando antecipadamente possíveis falhas nos equipamentos e evitando paradas inesperadas.
“A Toledo tem investido diariamente em tecnologia, especialmente em inteligência artificial. Um exemplo disso é o MGV Cloud, que possibilita prever a vida útil de componentes e manter a operação fluindo com mais segurança e eficiência”, explica Gustavo Cruz, gestor de produtos da Toledo.
Com um estande voltado ao mercado de sorvetes, a Tetra Pak aposta em automação e inovação para melhorar a eficiência produtiva da indústria. Entre os destaques está o Tetra Pak Robot Filler, robô colaborativo com capacidade de envasar até 2 mil litros de sorvete por hora, padronizando o processo e reduzindo perdas. O equipamento ainda permite decorar o produto automaticamente.
Outras soluções incluem a Produtora Contínua, que inicia a extrusão do sorvete somente quando atinge a temperatura e viscosidade ideais, o Spray Ball Rotativo para limpeza otimizada de tanques e o Luxilac, um ingrediente que substitui o leite em pó, proporcionando textura aveludada e menor tempo de descongelamento.
“Nesta edição da Fispal, trouxemos soluções que reforçam nosso papel como parceira de ponta a ponta da indústria sorveteira. Do robô à inovação em ingredientes, buscamos eficiência e qualidade em toda a cadeia”, destaca Ana Paula Forti, diretora da área de processamento da Tetra Pak Brasil.
Conexões FoodTechs promove debates sobre o futuro do setor
Além das inovações apresentadas no pavilhão, a Fispal Food Service 2025 recebe, entre os dias 27 e 30 de maio, o Conexões FoodTechs, iniciativa com curadoria da Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Em sua terceira edição, a Arena FoodTech reúne especialistas, executivos e empreendedores em debates sobre transformação digital, sustentabilidade e o futuro do food service. Entre os patrocinadores do projeto estão: Repediu (CRM para delivery e restaurante), Voxel Gestão (gestão financeira), Falaê! (pesquisa de satisfação), Tino (meio de pagamento) e GreenPlat (gestão ambiental).
A Fispal Food Service acontece simultaneamente à Fispal Sorvetes. Ingressos estão disponíveis aqui.
