Uma pesquisa realizada pela Opinion Box apontou que 82% dos brasileiros veem a sustentabilidade como um tema importante no cotidiano, e 37% afirmaram já ter deixado de consumir produtos de marcas que não adotam práticas sustentáveis.

Essa conscientização também alcança o setor de feiras e eventos corporativos, que produz grandes quantidades de resíduos, como madeira, plásticos e tecidos.

Diante desse cenário, a Informa Markets, organizadora da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes, criou a iniciativa Better Stands, com o objetivo de eliminar os resíduos gerados pelos estandes de expositores até o ano de 2030.

“Cerca de 60% dos resíduos provenientes das feiras realizadas pela Informa Markets no mundo são resultantes do descarte de estandes dos expositores. O programa Better Stands foi criado justamente para mudar essa realidade, promovendo a criação de estandes com materiais reaproveitáveis para uso em diferentes eventos”, afirma Araceli Silveira, vice-presidente de Audiência e Sustentabilidade da Informa Markets Latam.

A adesão ao programa tem sido expressiva. Em 2024, 92% dos estandes das 12 feiras organizadas pela Informa Markets Latam atenderam aos critérios do Better Stands.  Na edição de 2025 da Fispal, esse número foi ainda maior, alcançando 99% dos estandes.

Innacorp: Reutilização como estratégia sustentável

Entre os expositores que receberam o selo Ouro do programa Better Stands nesta edição da Fispal está a Innacorp, empresa do setor moveleiro, cujo estande é um “cadeiródromo” construído com materiais próprios da empresa, pensados para serem reutilizados em diversas ocasiões. 

“Todos os materiais normalmente são fabricados dentro da nossa própria fábrica e pensados para reaproveitamento. Parte deste estande, por exemplo, já foi utilizado em outro evento, e agora será adaptado novamente para uma nova feira em agosto”, explica Fabio Marcos Gregio, diretor da Innacorp.

Além da redução de impacto ambiental, a prática também resulta em economia. “Sempre temos um ganho financeiro, pois evitamos a fabricação de um novo estande a cada evento. Claro que adaptamos conforme o espaço contratado, mas a base permanece a mesma.”

Para Gregio, adotar práticas sustentáveis já faz parte da cultura da empresa. “Nossos produtos são feitos com madeira de reflorestamento e os resíduos também são reaproveitados. Aplicar esse conceito no estande é uma extensão natural do nosso dia a dia.”

Cerâmica Sapporo: Identidade visual alinhada à sustentabilidade

Outra empresa que apostou em um projeto reutilizável e conquistou o selo Ouro foi a Cerâmica Sapporo. “Pensamos em um estande que pudesse ser reaproveitado em outras feiras, mas também na nossa loja física”, afirma Gabriele Maisa, responsável pelo marketing da empresa.

O estande foi feito com materiais duráveis e, em vez de colagens permanentes, todas as peças são encaixadas, o que facilita a montagem e desmontagem sem causar danos. Até o logotipo da marca pode ser retirado com o uso de calor e reaplicado em outros eventos.

Os móveis também seguem essa lógica: foram emprestados por uma marcenaria parceira e, depois da feira, voltam para a loja, onde poderão ser revendidos. “Com isso, economizamos, evitamos desperdícios e ainda reforçamos o compromisso da marca com a sustentabilidade”, explica Gabriele.

Apesar do investimento inicial mais elevado, o projeto foi desenhado para gerar economia a longo prazo. “Gastamos um pouco mais agora, mas não precisaremos refazer todo o estande nas próximas feiras. Além disso, o design ajuda a consolidar a identidade visual da marca. As pessoas vão reconhecer a Cerâmica Sapporo pelo estilo do estande”, explica Gabriele.

A atenção a sustentabilidade já está enraizada na cultura da empresa. Sacolas de brinde em papel kraft substituem o plástico, e as embalagens utilizadas pela empresa são reutilizadas sempre. “A gente não tem a cultura de jogar nada fora. Tudo o que pode ser reaproveitado, é”, afirma.

Dicas para quem quer trilhar o caminho sustentável

Ambos os expositores reforçam que é super possível adotar soluções sustentáveis e incentivam outras empresas a fazerem o mesmo, ainda que não possuam uma estrutura própria de produção.

“Mesmo que a empresa não tenha know-how interno, vale a pena buscar fornecedores que ofereçam estandes reutilizáveis. É financeiramente vantajoso e ambientalmente responsável”, comenta o diretor da Innacorp

Gabriele complementa: “Converse com o arquiteto e com a sua equipe sobre um projeto que seja voltado para a sustentabilidade. Não precisa ser algo luxuoso, mas deve ser pensado para durar. Com planejamento, é possível ter um estande bonito, funcional e consciente”.

Como funciona o Better Stands? 

Better Stands é um programa da Informa Markets, organizadora da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, que visa alcançar o desperdício zero dos estandes até 2030. A iniciativa tem como objetivo incentivar que as empresas expositoras abandonem o uso de estandes descartáveis (de uso único) e priorizem a utilização de estruturas reutilizáveis.

Better Stands Bronze: envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis.

Better Stands Prata: este nível, além de incluir todos os elementos do nível Bronze, exige que todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição deverão ser reutilizáveis. 

Better Stands Ouro: o último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero. 

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