A previsão era receber 11 mil visitantes. Ao final de três dias, a expectativa foi superada: mais de 12 mil profissionais participaram da Food ingredients South America (FiSA), organizada pela Informa Markets de 26 a 28 de agosto no São Paulo Expo. Inovações em insumos, desafios regulatórios, os impactos de novas tecnologias, achados científicos e comportamentos emergentes do consumidor deram o tom da 27a edição do mais importante encontro da América Latina sobre ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas (A&B).
“A indústria de alimentos e bebidas enfrenta o desafio de inovar em meio a um consumidor cada vez mais exigente. Novos recursos digitais, como a inteligência artificial, começam a apoiar o desenvolvimento de produtos que conciliam saudabilidade, bem-estar e sabor, enquanto cresce a pressão por transparência e sustentabilidade. O setor precisa equilibrar tecnologia, custo e confiança para atender a uma demanda mais consciente e diversificada”, analisa Diane Coelho, gerente de negócios da FiSA na Informa Markets. “Tudo isso amplifica a importância e o interesse por um evento que reúne oportunidades únicas de relacionamento com conteúdo altamente qualificado”.
Novidades bem avaliadas
Ao final do Summit Future of Nutrition, tradicional congresso científico que acontece nos três dias de evento, predominaram avaliações positivas sobre o novo espaço de realização das palestras e debates: a Arena FiSA, montada em área central do pavilhão de exposições. Além de abrigar o congresso, o local inédito foi palco para outras atrações da 27a FiSA, como o Women’s Networking Meeting e a solenidade de anúncio dos vencedores da edição 2025 do Fi Awards.
No pavilhão, além da movimentação intensa nos corredores e nos estandes dos expositores, que nesta edição da FiSA representaram 800 marcas de mais de 40 países, atraiu grande público o Innovation Hub. O espaço concentrou atrações temáticas como o Innovation Tour, com visitas guiadas aos principais lançamentos dos expositores; o New Product Zone, com novidades e finalistas do Fi Awards; o Tasting Experience, com inovações em saborização; o Plant-Based Experience, concentrando lançamentos à base de plantas e conceitos veganos e vegetarianos; o Sustainability Experience, dedicado à exibição de empresas e produtos sustentáveis e upcycled; e o Pet Food Experience – grande novidade desta edição da FiSA, com recepção também positiva.
“Faço questão de estar presente na FiSA desde 2017, pois sei que ela é a principal feira de ingredientes do setor alimentício”, contou Georgia Candido, Coordenadora da Divisão de Saúde da Vigna Brasil. “Neste ano, percebi que os temas do Summit foram tratados de forma ainda mais profunda, agregando bastante especialmente na parte regulatória. A presença da Anvisa foi um destaque, pois sempre buscamos esse contato e troca de opiniões. Também acompanhamos o Innovation Hub, com discussões relevantes sobre novas soluções para controle de microrganismos, além de novidades em edulcorantes e corantes. Como sempre, tem sido uma experiência muito positiva, cada vez melhor”.
Proprietária da Vibree Life, startup de inovação focada em alimentos à base de cereais, Taiza Kalinowski esteve pela primeira vez na FiSA e classificou a experiência como fantástica. “Vim em busca de ingredientes para os meus produtos e fiquei especialmente impressionada com a área Innovation Hub. Quem sabe, no futuro, eu também possa estar presente nesse espaço? A feira funciona como um pontapé inicial de pesquisa para o processo criativo”, relatou a empreendedora.
A próxima edição da Food ingredients South America já tem data marcada: será realizada de 04 a 06 de agosto de 2026 no São Paulo Expo.