Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Proteínas e crescimento do plant-based

03.09.2021_Proteínas e crescimento do plant-based.jpg
Os produtos tornam-se cada vez mais populares entre os consumidores, já que a proteína está associada a diversos benefícios. Saiba mais!

Depois dos carboidratos, açúcares, fibras, sal e gorduras vemos agora um forte movimento em direção às proteínas, em especial as de origem vegetal, também conhecidas como plant-based.

Mas por que as proteínas são importantes? Sem dúvidas, porque este também é um ingrediente essencial para o organismo humano. Além disso, as proteínas plant-based podem contribuir com uma menor agressão à camada de ozônio (footprint), auxiliando no quesito sustentabilidade e caminhando cada vez mais para ser a bola da vez.

Os produtos fortificados com proteínas voltados para a saúde tornam-se cada vez mais populares entre os consumidores, já que a proteína está associada ao aumento da massa magra, aumento da saciedade, melhora das funções no idoso, entre muitos outros benefícios. 

Além dos produtos lácteos e suplementos proteicos, produtos mais comumente encontrados no mercado, a opção por uma dieta plant-based (ou produtos feitos à base de plantas) vem se mostrando como uma importante alternativa de consumo frente aos ingredientes de origem animal. Olhando para o passado, estas opções sempre estiveram presentes no universo vegetariano e vegano, porém atualmente, com mais interesse de cuidados com saúde, meio-ambiente e bem-estar animal tem feito essa tendência se expandir para outros mercados.

O segmento de proteínas alternativas (incluindo as da categoria plant-based) já representa USD 3 bilhões, com previsão de chegar a USD 6,4 bilhões até 2023 

The Good Food Institute

Não existe, ainda, definição oficial para plant-based, e o tema está sob consideração no Ministério da Agricultura – MAPA através da Tomada Pública de Subsídios - SDA/MAPA n° 005/2021. Mas, hoje, o plant-based é comumente empregado para descrever um novo jeito de se alimentar que inclui os vegetais em maior quantidade e com mais criatividade, não excluindo os alimentos animais. Neste sentido, o uso de tecnologia apurada foi uma grande aliado que permitiu, e continua permitindo, o desenvolvimento de produtos em inúmeras categorias. E merecem destaque os suplementos e alimentos com alto teor proteico a base de proteínas vegetais e os produtos análogos à carne e alimentos.

O assunto ainda vai demandar mais considerações e sempre que houver novidades buscaremos trazer as atualizações pois o conceito de proteína e suas fontes ou origens promete mais inovações.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar