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Por que encontramos muitos líderes cansados e até desmotivados no mercado de trabalho?

Article-Por que encontramos muitos líderes cansados e até desmotivados no mercado de trabalho?

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A especialista Carol Bortoleto fala sobre os desafios para os líderes de equipes no food service; saiba mais

Tenho me deparado com líderes cansados e bastante desmotivados. Qual será o motivo para esse momento? Liderar pessoas sempre foi um desafio imenso de todos os negócios, e em nosso setor de hospitalidade e food service, ainda mais por lidarmos muitas vezes com uma mão de obra mais despreparada e termos que trabalhar enquanto outros descansam – assim como inúmeros outros setores, mas aqui falaremos do nosso.

Será o excesso de responsabilidade sem a devida remuneração?

Será a falta de delegar as tarefas?

Será a falta de treinamento efetivo?

Será a falta de reconhecimento?

Será o acúmulo de funções?

Acredito ser um conjunto de fatores, mas, ao treinar e trabalhar diretamente com líderes, o que mais tenho buscado ensinar é o tal do autoconhecimento, o saber lidar com as famosas soft skills.

Quando nos tornamos líderes de um time, seja ele grande ou pequeno (não importa o tamanho), muitas vezes assumimos várias novas responsabilidades e nos deparamos com situações muitas vezes que nem sabemos como proceder.

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Quando pergunto para alguns líderes como foi a promoção, se houve apoio ou treinamento, ou mesmo a informação formal das novas tarefas e metas, posso dizer que 90% dos casos respondem que se tornaram líderes porque:

  1. Eram o melhor vendedor do time
  2. Tinham um tempo bom de casa e bom relacionamento com o cliente
  3. Resolveram empreender

Fatores interessantes, mas sem o respaldo profissional necessário para a continuidade na questão do liderar com excelência.

Por isso hoje compreendo porque alguns bons funcionários não assumem a liderança, preferem “ficar aonde estão” sem assumir mais responsabilidades.

O cansaço ou mesmo desmotivação vem do acúmulo de responsabilidades, muitas vezes delegadas sem a devida clareza e transparência das novas atividades de sua função.

Por isso incentivo a comunicação mais clara, a efetividade de uma remuneração mais adequada, vinculada a resultados e o autoconhecimento que será tema de um próximo artigo.

Pensem nisso.

*Por Carol Bortoleto, da Curry Soluções.

 

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