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Mindful Eating: Uma conexão entre o coração, corpo, mente e a comida

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Provavelmente você já dever ter ouvido falar em Mindful Eating. Principalmente como “solução” e “refúgio” da rotina agitada que na qual se vive hoje em dia. Na verdade, mindful eating é muito mais que isso, segundo a escritora e educadora Jan Chosen Bays, “é uma experiência que envolve todas as nossas partes – corpo, coração e mente – na escolha e no preparo do alimento, e no ato de comer”. Comer com atenção plena ou comer com consciência, faz com que a alimentação seja feita sem culpa e sem julgamentos, além de ser possível perceber e sentir os sabores, os cheiros e as texturas dos alimentos com mais curiosidade e interesse.  

Nesse contexto, o ato de comer não envolve apenas as necessidades biológicas do organismo, sendo, também, uma forma de prazer. O mindful eating propõe desfrutar da comida, valorizando as experiências que ela proporciona, pois quando não se tem atenção plena na hora de comer, o nível de satisfação pode diminuir. Além disso, o mindful eating não é baseado em tabelas nem em guias alimentares, mas, sim, em alguns princípios, como: evitar distrações; respirar fundo e lentamente; manter a postura na hora de comer; observar as cores, sentir as texturas e o cheiro dos alimentos; pousar os talheres entre uma garfada e outra; perceber o gosto e as sensações em cada garfada; mastigar lentamente. 

No mindful eating, não existe alimento certo ou errado. Por exemplo, colocar um pedaço do seu chocolate preferido na boca e esperar que ele derreta é uma maneira de comer com atenção plena, desfrutando de cada segundo. 

No entanto, muitas vezes a comida tem sido associada a um sentimento de culpa, visando apenas a importância dos nutrientes, o chamado nutricionismo, que pode afetar a qualidade de vida, a autoestima e a saúde. Assim, praticar o mindful eating é importante para que a atenção seja direcionada principalmente ao modo como nos sentimos durante uma refeição, ao sabor da comida, à frequência, aos horários e à quantidade de comida ingerida. Tudo nesta ordem para garantir o bem-estar. 

*Por Isabela Lorizola, nutricionista Coord. de Projetos na Equilibrium Latam

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