Descubra as promessas e os desafios ocultos que podem transformar o sonho de expansão em uma jornada cheia de obstáculos.

Você já se imaginou vendo seu negócio crescer, expandir para outras cidades, e ter uma rede de franquias de sucesso operando com a sua marca? Para muitos donos de bares e restaurantes, essa visão de crescimento é o próximo passo natural após anos de dedicação. As franquias de alimentação oferecem, sem dúvida, uma oportunidade irresistível.

No entanto, no mercado, existem promessas ilusórias de lucros rápidos, expansão sem complicações, e um sistema operacional já “formatado”. Mas o que poucas pessoas contam é que essa trajetória, muitas vezes, está repleta de desafios invisíveis, que podem transformar o sonho de franquear em um pesadelo.

Eu, Luis Fernando Nardi, acredito no franchising como uma das formas mais eficientes de expansão. No entanto, é preciso ter cuidado com formatações genéricas, que não consideram as particularidades do setor. Antes de iniciar uma formatação, é essencial compreender as dificuldades que o franqueado terá com a sua operação e para atender essa necessidade você precisará desenvolver treinamentos práticos, manuais e ferramentas funcionais um bom suporta ao franqueado. Apoio o franchising, mas sou contra qualquer prática que comprometa a relação ética entre franqueador e franqueado.

O sonho de franquear sua marca

A ideia de ver seu restaurante se transformar em uma franquia parece o cenário perfeito. Afinal, o modelo de franquias oferece uma solução aparentemente simples para quem quer expandir sem perder o controle total da operação. Você ouve histórias de empresários que conseguiram escalar suas marcas e garantir lucros significativos com diversas unidades operando sob o mesmo padrão. No papel, tudo parece fácil: criar um manual, padronizar processos e vender franquias para empreendedores que acreditam no seu conceito.

No entanto, o que poucos sabem, e menos ainda falam, é que o sucesso das franquias de alimentação vai muito além de ter uma boa marca e um cardápio atrativo. Existem bastidores nesse processo que, se ignorados, podem rapidamente sabotar tudo aquilo que você trabalhou para construir.

A criação do pesadelo

O primeiro grande obstáculo começa quando você, na intenção de expandir seu negócio, confia em formatações de franquia genéricas e rápido retorno financeiro, esperando que seja o suficiente para garantir o sucesso de sua franquia. Mas, ao seguir por esse caminho, o que pode parecer bem estruturado, muitas vezes, carece de uma abordagem que não é específica para o setor de alimentação. Quando a formatação não considera os desafios operacionais reais do seu tipo de negócio, você corre o risco de escalar falhas que antes eram gerenciáveis em uma única unidade.

Sem manuais de operação detalhados, fichas técnicas precisas e checklists funcionais, a franquia pode perder o controle. E o franqueado, que acreditava estar comprando um negócio “pronto para rodar”, se vê perdido em meio a problemas de gestão, estoque, controle de custos e rotatividade de funcionários.

Dificuldades ocultas

Para muitos franqueados, a operação no dia a dia é um verdadeiro choque. Imagine um novo operador tentando replicar a eficiência do seu restaurante, mas sem o seu know-how e sem o suporte adequado. Problemas com a escolha do ponto comercial, atrasos na obra, dificuldades com fornecedores e a falta de pessoal qualificado logo se tornam obstáculos diários. E isso é só o começo.

Os primeiros 30 dias após a inauguração costumam ser os mais desafiadores. Você pode treinar a equipe, mas, na prática, apenas 30% do conteúdo é realmente absorvido. Os outros 70% dependem de manuais bem estruturados, ferramentas operacionais sólidas e um suporte preparado para atender novos franqueados para que os padrões de qualidade e atendimento sejam mantidos. Quando esses recursos são falhos, os franqueados se veem sobrecarregados, e o impacto no caixa é inevitável.

O pesadelo compartilhado

Enquanto o franqueado enfrenta essas dificuldades, a franqueadora também sente o peso dos problemas. O capital de giro do franqueado começa a ser consumido rapidamente, as metas não são atingidas, e os pedidos de ajuda para a franqueadora se acumulam. O que muitas franqueadoras não percebem é que, sem processos adequados, elas também enfrentam dificuldades em fornecer o suporte necessário para manter as operações estáveis. E isso cria um ciclo vicioso de problemas operacionais.

Os donos das franqueadoras recém formatadas estão acostumados com o funcionamento do negócio, mas esquecem que seus franqueados não têm esse mesmo conhecimento. Sem um suporte eficiente, os novos franqueados perdem tempo e dinheiro tentando descobrir como fazer o negócio funcionar.

A solução que nunca foi contada

E aqui está o que ninguém te contou: o verdadeiro sucesso de uma franquia de alimentação está nos detalhes operacionais. Manuais bem escritos, pra que a equipe operacional compreenda claramente os objetivos de cada etapa, fichas técnicas detalhadas, implementação do controle rigoroso de CMV, monitoramento de DRE, e um fluxo de trabalho otimizado são essenciais. Sem esses manuais e ferramentas, você está entregando uma bomba-relógio nas mãos do franqueado.

A Assertiva Food Service, especializada no setor de alimentação, conhece esses bastidores como ninguém. Não se trata apenas de formatar uma franquia de alimentação, mas de garantir que todo o processo esteja ajustado às necessidades do seu negócio e que franqueados tenham o suporte necessário para operar com sucesso. A nossa experiência em formatações no setor de alimentação nos mostrou que é possível transformar o pesadelo de franquear em uma oportunidade real de crescimento, desde que a operação esteja completamente ajustada para que franqueados e equipe de trabalho possam operar seguindo os processos definidos pela franqueadora.

Conclusão

Franquear sua marca pode ser uma oportunidade incrível de expansão, mas sem uma base sólida de processos operacionais, o sonho pode rapidamente se tornar um desafio imenso. Os bastidores da franquia de alimentação escondem dificuldades que, quando não são abordadas de maneira adequada, colocam em risco não só o franqueado, mas a própria marca.

Se você deseja franquear sua marca de forma segura, garantindo que cada franqueado tenha o suporte adequado para operar com eficiência, a Assertiva Food Service está aqui para ajudar. Com nossa expertise no setor, somos capazes de estruturar processos e fornecer ferramentas operacionais que realmente funcionam.

*Luis Fernando Nardi é fundador da Assertiva Food Service, referência em formatação de franquias e reestruturação de redes de alimentação. Com uma equipe multidisciplinar e atendimento presencial, entrega soluções que engajam equipes, estruturam operações e garantem resultados sólidos e sustentáveis. Nardi também é Embaixador da Fispal Food Service e Anuga Select Brazil, professor da Abrasel e palestrante nos principais congressos do setor.