Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

3 estratégias para reter talentos no setor de restaurantes

reter talentos no setor de restaurantes .jpg

Fernando Blower, diretor executivo da ANR, aponta estratégias para as empresas do setor de foodservice reterem talentos e, assim, investir no crescimento do negócio.

Contratar e reter talentos dentro de uma empresa é fundamental para manter um ambiente de trabalho produtivo e garantir o crescimento do negócio. Embora seja hoje um dos principais desafios de bares e restaurantes, empreendedores que entendem e colocam em prática essa tendência têm mais chances de sucesso no mercado. Aqueles que consideram esse tipo de ação como uma fortaleza, tem menos passivo, faturam e lucrar mais. 

Antes de especificar estratégias para aumentar a satisfação e a retenção de talentos, é preciso destacar alguns números revelados por uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). O estudo mostra que, em 2023, apenas 5% dos estabelecimentos que seguiram esse comportamento apresentaram faturamento inferior a 2022, já 83% fecharam com lucros e somente 15% tiveram dívidas. Ainda 40% dos empresários indicaram que mais de 80% do quadro de funcionários é composto atualmente por pessoas muito competentes. 

Apesar disso, 74% dos empreendedores apresentam dificuldade em atrair profissionais e “segurá-los” na empresa. O estudo também aponta que, quando se trata da geração de empregos, o setor fechou 2023 com saldo positivo de 71.670 vagas.

Já uma outra pesquisa da ANR, desta vez em parceria com a Future Tank, mostra que a taxa de rotatividade no setor no Brasil foi de 77,6% em 2023, número levemente inferior na comparação com 2022, quando chegou aos 78,1%. Esse indicador aponta uma dor do setor, embora empresas que investiram em atração e retenção de pessoas performaram ainda melhor ao longo do ano de 2023. 

Fato é que bares e restaurantes proporcionam oportunidades únicas de aprendizado no mercado de trabalho. Mas para construir uma equipe de sucesso não basta acertar apenas no recrutamento de pessoas. É fundamental colocar em prática boas estratégias no cotidiano de uma empresa. 

Reconhecer e desenvolver  

Para reter talentos em restaurantes, é essencial criar um ambiente de trabalho positivo e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os funcionários. O ideal é estabelecer uma cultura que valorize e promova o respeito e o reconhecimento. A comunicação transparente também é fundamental para que os funcionários se sintam à vontade para expressar ideias e sugestões. 

Salários e benefícios

Importante ressaltar ainda que a empresa que tem a fortaleza de contratar e reter funcionários precisa oferecer salários e benefícios justos e alinhados com as expectativas de mercado. É necessário também colocar em ação oportunidades para que cada um possa aprimorar habilidades e avançar na carreira, além de promoções internas. 

Bem-estar 

Criar ações focadas no bem-estar da equipe é uma das principais estratégias para reter talentos. Garantir condições de saúde física e emocional aos seus colaboradores têm um impacto direto na retenção e ajudam a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor.

Por fim, ao implementar essas estratégias, o terceiro setor que mais emprega no Brasil pode aumentar significativamente a satisfação e a retenção de talentos, criando um ambiente de trabalho positivo e incentivador. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar